A divulgação de eventos é um passo significativo do planejamento, afinal é preciso atrair o seu público. Isso pode ser feito de forma online ou offline, com anúncios, cartazes, uso de e-mail marketing, redes sociais, entre outros canais.
Contudo, para ter sucesso com a divulgação, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo para definir a estratégia mais adequada, escolher os meios de comunicação e determinar o tom e o estilo da mensagem.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto, explicamos a importância da divulgação de eventos e separamos algumas dicas para ajudar nessa missão. Confira!
A importância da divulgação para o sucesso do evento
Uma boa divulgação é essencial para qualquer estilo de evento. Em datas com foco comercial, como shows, congressos, festas e eventos esportivos, isso será imprescindível para a venda dos ingressos.
Em eventos corporativos não costuma haver venda de ingressos e o público já faz parte da base de contatos da empresa. Entretanto, isso não quer dizer que a divulgação não seja importante. Mesmo nesse formato, será necessário despertar o interesse dos participantes e gerar engajamento para que eles não se esqueçam do encontro.
Uma boa divulgação traz retornos como:
- gera venda de ingressos ou inscrições no evento;
- demonstra o estilo do evento e as principais atrações;
- motiva os participantes.
6 práticas de divulgação de eventos
A divulgação de eventos dependerá de alguns fatores, como o estilo, o perfil dos participantes e o orçamento para a ação. Após analisar esses pontos, você conseguirá definir as estratégias e os canais mais adequados para a comunicação com o público. A seguir, separamos algumas práticas que podem ajudar nisso.
1. Estabeleça uma identidade visual para a divulgação do evento
Independentemente dos canais de comunicação escolhidos, as peças de divulgação devem estar alinhadas com a identidade e o conceito do evento para mostrar aos participantes o que eles podem esperar da data e criar uma identificação.
Essa comunicação visual deve ser elaborada com atenção. Além de incluir informações básicas, como data, horário, local e principais atrações, procure utilizar imagens, fotografias, cores e formas que sejam atrativas.
Tanto as peças virtuais quanto as gráficas devem ter alta qualidade, criatividade e grafia correta. Por isso, é recomendado contar com o apoio de profissionais de criação, como designers e redatores. Em casos de materiais gráficos, busque bons fornecedores para não ter problema com a qualidade da impressão.
2. Utilize e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais significativas para a divulgação de eventos, especialmente se você já tem uma base de contatos. Com ele, é possível se comunicar com o seu público de forma eficaz, seja ele formado por clientes, parceiros, colaboradores, entre outros.
Contudo, antes de disparar os e-mails, é preciso definir o conteúdo da mensagem e a comunicação visual dela. Assim, as chances de despertar o interesse do público são maiores. Algumas informações para incluir no e-mail marketing são:
- data e horário do evento;
- local;
- programação;
- informações sobre inscrição ou confirmação de presença;
- página oficial ou redes sociais do evento.
Para ter um retorno positivo, a ferramenta deve ser utilizada com cautela. Um envio alto de e-mails pode ser considerado spam ou incomodar as pessoas que os recebem, sendo assim, estabeleça uma estratégia equilibrada.
Além de compartilhar informações antes do encontro, a ferramenta será útil para o envio da pesquisa pós-evento, assim como de vídeos e fotos da data.
3. Faça a divulgação do evento nas redes sociais
O ambiente digital é excelente para dar visibilidade ao evento, e isso pode ser feito com o uso das redes sociais, já que esses canais são eficientes para a comunicação e o contato com clientes e outros públicos. Você pode fazer a divulgação com postagens, fotos, vídeos, anúncios e campanhas com personalidades famosas nas redes, por exemplo.
Se o objetivo for atrair a participação dos colaboradores, blog ou redes sociais corporativas também serão positivas para gerar engajamento e aumentar o interesse deles.
Monte um plano de comunicação com postagens diversificadas que estejam relacionadas ao evento, tais como dicas sobre o destino, caso o local do evento seja em uma cidade diferente da empresa, informações sobre palestrantes, entre outros conteúdos.
4. Aposte em ferramentas de comunicação interna
Se o evento for corporativo, voltado para os funcionários, uma das melhores formas de dar visibilidade para ele é investir nas ferramentas de comunicação interna.
Analise o perfil do público para definir os canais ideais — cartazes no jornal mural ou na área de café, informações na intranet ou anúncios em publicações corporativas são algumas das sugestões.
5. Crie ações diferenciadas
Outra dica é planejar ações diferenciadas para aumentar a visibilidade do evento, tais como:
- ambientação temática no local de trabalho ou apresentações teatrais para os colaboradores (em casos de eventos internos);
- concursos;
- ações em PDVs (pontos de vendas).
Se o objetivo for contar com a presença de clientes importantes para a empresa, por exemplo, você pode enviar um convite impresso com um brinde relacionado ao evento. Essas estratégias são significativas para despertar o interesse do público-alvo e criar uma experiência positiva antes da data.
6. Utilize vídeos
O investimento em vídeos também pode ser vantajoso para a divulgação. Esse formato ganhou espaço nos últimos anos e se tornou uma forma eficaz de se comunicar com o público. Uma pesquisa sobre Video Marketing, realizada pela Render Forest, mostrou que os vídeos geram conhecimento da marca, contribuem para aumentar o tráfego no site, para vendas, entre outras vantagens.
Por ser versátil, ele pode ter diferentes objetivos, com foco promocional, explicativo ou institucional. Avalie o perfil do público para definir o estilo ideal do vídeo, que pode ser feito com animação, filmagens ou depoimentos de participantes em edições antigas e busque profissionais especializados para realizar a produção.
Essas são boas estratégias para a divulgação de eventos. Analise atentamente o perfil do público para definir as ferramentas mais adequadas e estabelecer um cronograma de divulgação eficiente, garantindo a presença dos participantes e o sucesso da produção.
Gostou do texto e quer mais dicas? Então, confira o nosso próximo post e saiba como fazer uma boa gestão de eventos e economizar na produção!