Em um ambiente corporativo, as ações externas são tão importantes quanto as ações internas. Enquanto o primeiro caso visa os clientes, por exemplo, o segundo visa as equipes da empresa — e é sobre essa última questão que recai o foco do endomarketing.
De modo geral, o endomarketing estimula o comprometimento dos empregados, aprimora o clima organizacional e ainda diminui o índice de rotatividade de funcionários, fazendo com que profissionais qualificados permaneçam colaborando com a companhia.
Quer saber como implementar uma boa estratégia e motivar os colaboradores da empresa? É só continuar acompanhando este post!
Primeiramente, entenda o conceito e a importância do endomarketing
Podemos entender o endomarketing como o marketing interno — ou marketing institucional — voltado ao público interno da empresa. Ou seja, o público-alvo dessa estratégia são os próprios colaboradores da companhia.
Se você tem uma empresa, sabe que satisfazer os colaboradores e ainda fazer com que falem bem da marca pode não ser uma tarefa fácil, não é? A importância do endomarketing se dá, justamente, pela construção de uma imagem institucional positiva, que resulta em:
- opiniões positivas das equipes sobre a marca, o que estimula o marketing boca a boca fora da empresa;
- imagem humanizada do negócio;
- destaque no mercado, o que pode influenciar, indiretamente, o número das vendas.
E em relação aos funcionários, quais são os benefícios? Veja:
- mais motivação e comprometimento com os processos;
- trabalhos bem executados e aumento da produtividade;
- diminuição da rotatividade e retenção de talentos;
- aumento do engajamento com a marca;
- melhora na saúde mental/emocional da equipe em razão de um clima organizacional mais saudável.
Percebe como uma estratégia bem implementada faz a diferença?
“Uau! O departamento de Marketing consegue oferecer todos esses resultados?”
A resposta para essa pergunta é: sozinho, não!
A princípio, é preciso dar atenção para um ponto importante: como o público-alvo são os próprios colaboradores, é imprescindível o trabalho conjunto dos setores de RH e Marketing.
Apenas mostrar imagens bonitinhas e mensagens positivas no mural digital da empresa não é o suficiente para obter os resultados vistos acima, concorda?
É necessário que o RH entenda as principais dificuldades dos trabalhadores e ofereça soluções satisfatórias, enquanto o Marketing trabalha para proporcionar o engajamento das equipes e mostrar como todos são, de fato, parte fundamental para o sucesso do negócio.
Ou seja, ambos os departamentos precisam trabalhar juntos em ações que motivem os funcionários, promovam o engajamento com a empresa e melhorem o clima organizacional, como:
- incentivar a participação de familiares — ou até mesmo animais de estimação! — em eventos ou no dia a dia da empresa;
- investir em capacitações e treinamentos que valorizem as habilidades dos colaboradores e que os façam se sentir mais valiosos perante o mercado;
- estimular a troca de experiência no âmbito interno (com reuniões e confraternizações, por exemplo) e externo (com eventos, como happy hour);
- eleger o funcionário do mês;
- recompensar os trabalhadores, individualmente e coletivamente, pelos bons resultados alcançados.
Agora, conheça 5 estratégias para implementar o endomarketing
Antes de conhecermos as melhores estratégias para implementar o marketing interno, lembre-se de que o foco deve recair sobre os funcionários e sobre a percepção que eles têm da empresa.
Em razão disso, antes de utilizar as estratégias listadas e partir para a ação, é importante coletar as opiniões dos próprios trabalhadores sobre o que pode ser feito para ajudá-los e melhorar o dia a dia de trabalho. Afinal, ninguém melhor do que eles para saber o que pode ser aprimorado, concorda?
Além disso, é recomendado fazer uma pesquisa de satisfação interna antes e depois de implementar a estratégia a fim de comparar os resultados obtidos.
Agora, confira as 5 estratégias que geram resultados!
1. Melhorar a comunicação interna
Melhorar a comunicação interna ao torná-la mais dinâmica e padronizada e aprimorar os canais oficiais da empresa são os primeiros passos para otimizar o engajamento dos funcionários e alinhá-los às políticas e à cultura do local de trabalho.
Veja as ferramentas que podem ser usadas nessa estratégia:
- envio de newsletters ou e-mails corporativos;
- portal interno para a divulgação de vídeos, materiais relevantes, treinamentos etc.;
- rede social corporativa para troca de materiais e mensagens entre as equipes;
- rádio interna;
- murais digitais (ou TV corporativa) para realizar a transmissão de conteúdos com rapidez e praticidade;
- aplicativos corporativos;
- jornais impressos.
2. Oferecer benefícios aos colaboradores
Vale ressaltar que as soluções oferecidas precisam estar alinhadas às respostas obtidas na pesquisa de satisfação, ou seja, alinhadas às necessidades das equipes. Além disso, devem ir além dos benefícios básicos e tradicionais, como vale-transporte. Veja algumas opções:
- oferecer horários flexíveis ou a modalidade de trabalho home office, ligados ao aumento da produtividade e do bem-estar;
- garantir bonificações mensais às equipes ou aos indivíduos que tiveram o melhor desempenho, seja na forma de acréscimo no pagamento, dias de folga, brindes ou viagens com a família;
- fazer parcerias com locais propícios para incentivar o bem-estar das equipes, como academias, salões de beleza, estabelecimentos que oferecem massagens etc.
Os benefícios, claro, devem ser compatíveis com o orçamento da empresa para não prejudicar as finanças.
3. Valorizar os profissionais com um plano de carreira
Quando o assunto é gerar resultados benéficos para ambas as partes, esse é um dos melhores exemplos do alcance do endomarketing. O motivo é simples: ao firmar um plano de carreira, os funcionários são valorizados e a empresa constrói uma imagem positiva interna e externamente.
Além disso, as pessoas mais dedicadas e qualificadas sentem que são reconhecidas pelo trabalho realizado e os demais colaboradores passam a se empenhar mais para gerar resultados positivos e crescer dentro da empresa.
Mas atenção: para evitar conflitos, é preciso definir um procedimento adequado e objetivo para escolher os profissionais a serem promovidos.
4. Organizar eventos ou palestras motivacionais periodicamente
Valorizar o crescimento pessoal de cada um é uma das palavras-chave para uma estratégia bem-sucedida de endomarketing, e eventos ou palestras de caráter motivacional podem ser de grande auxílio para isso.
Eles oferecem um tipo de educação que faz os colaboradores enxergarem oportunidades e terem novas ideias, o que os impulsiona a tomar decisões e estipular objetivos pessoais e profissionais.
Esses eventos ou palestras ainda podem oferecer conteúdos relacionados à inteligência emocional ou gestão de tempo, por exemplo, a fim de estimular o desenvolvimento de cada um.
5. Promover confraternizações
Confraternizações são vistas como ótimas oportunidades de integrar equipes de diferentes departamentos e aproximá-las da empresa. Aqui, há inúmeras opções a serem aproveitadas:
- happy hours periódicos;
- amigo-secreto na páscoa e/ou no fim de ano;
- festas de fim de ano;
- grupos de estudos voltados ao desenvolvimento intelectual;
- grupos de exercícios físicos;
- comemoração dos aniversários do mês;
- eventos beneficentes.
E então, aprendeu o que é endomarketing e quais estratégias e ferramentas podem ser utilizadas? Ótimo! Em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a execução, lembre-se de que o foco é o público interno da empresa e o modo que interagem com ela.
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