Independentemente do seu setor de atuação, uma coisa é certa: o mercado está cada vez mais competitivo. Nos últimos tempos, com o surgimento da Internet e o acesso facilitado à informação, ficou mais fácil se comunicar e atrair a atenção do público. Justamente por isso, os gestores das empresas estão sempre em busca de alternativas para se destacar entre a concorrência e alcançar resultados mais prósperos — e investir na visibilidade de marca é uma delas.
Caso não saiba, essa é uma ferramenta extremamente acessível e eficiente para fazer com que o seu negócio esteja mais presente no subconsciente do consumidor — sendo um ponto decisivo para aumentar as vendas e, no futuro, conseguir grandes fidelizações. No entanto, para conquistar bons resultados é preciso enxergar além da rotina de trabalho e pensar em uma série de estratégias, como organizar eventos corporativos e se mostrar mais presente nas redes sociais.
Pensando no assunto, resolvemos dividir algumas dicas fundamentais e que farão toda a diferença nos seus resultados no fim do mês. Para saber quais são elas e alavancar as suas ações, aproveite o momento e acompanhe a nossa leitura exclusiva!
Os benefícios da visibilidade de marca
Toda empresa renomada investe, diariamente, em mecanismos para fazer com que a sua marca alcance mais visibilidade no mercado. Afinal, com tantas alternativas disponíveis, é fundamental apresentar um diferencial competitivo e oferecer uma proposta de valor que seja capaz de suprir as necessidades do seu público.
Para tanto, é preciso cuidar de todos os detalhes que envolvem a exposição da empresa, como o posicionamento, a comunicação, a presença online e por aí em diante. É importante que todos esses elementos sejam capazes de transmitir os valores, a essência e o próprio DNA de um negócio. Somente assim, será possível se diferenciar entre os concorrentes e continuar competindo de maneira orgânica.
Mas, afinal, quais são as reais vantagens que a visibilidade de marca pode proporcionar a uma organização? A seguir, listamos as principais delas. Veja:
- possibilidade de engajar o consumidor ideal;
- possibilidade de expandir as vendas;
- possibilidade de aumentar o número de clientes e, logo, fidelizá-los;
- possibilidade de aumentar o tráfego do site, do blog ou da loja virtual.
4 ideias para aumentar a sua visibilidade de marca
Agora que você já sabe a relevância e os benefícios de investir na visibilidade de marca, o que acha de conferir alguns truques eficazes para serem implementados agora mesmo na sua empresa? Garantimos: os resultados serão incríveis e você não se arrependerá!
1. Realize eventos corporativos
Quando falamos sobre visibilidade de marca, automaticamente, as pessoas já relacionam esse assunto às estratégias digitais nas redes sociais. No entanto, existe outro mecanismo para aumentar essa notoriedade, conquistar uma boa autoridade no setor e, de quebra, motivar a equipe: a realização de eventos corporativos.
Quando bem elaborados, esses acontecimentos são ótimos para transmitir uma imagem diferenciada da organização, melhorar os relacionamentos com os clientes e atrair novos parceiros para os seus próximos projetos. Em muitas situações, os eventos corporativos ainda funcionam como verdadeiros atalhos para intensificar as estratégias de marketing e melhorar a comunicação de todas as áreas de uma empresa.
Mas não se engane: para que essa realização seja eficiente, não basta contratar um buffet, alugar um espaço bacana e realizar a premiação de funcionários. É preciso encontrar um propósito. Você deseja lançar um novo produto? Atrair novos clientes? Estreitar o relacionamento com o público? Com essas informações em mãos, ficará mais fácil aproveitar os benefícios da estratégia e criar uma imagem sólida na sua área de atuação.
2. Seja ativo nas redes sociais
Estamos vivendo na era digital. E para ter sucesso, uma empresa não pode fechar os olhos para o mundo virtual e focar as suas estratégias apenas no real — é preciso unir esses dois universos para conseguir se comunicar com o público em diferentes canais.
Sendo assim, comece desde já a investir todas as suas fichas nas redes sociais. Crie conteúdos relevantes, interaja com os seguidores, use hashtags e transmita um pouco da essência do negócio por meio de cada material publicado.
Isso tudo, sem se esquecer de investir na publicidade digital. Ao contrário dos canais tradicionais, como o rádio e a TV, os anúncios da web têm preços acessíveis, permitindo que os usuários comecem aos poucos e garantam resultados positivos.
3. Analise os resultados
Lembre-se ainda de monitorar todas as suas ações, especialmente, aquelas criadas no universo online. Da mesma maneira que é essencial planejar detalhadamente as etapas para garantir uma boa visibilidade de marca, controlar e analisar os resultados também faz parte desse trabalho.
Com as ideias e estratégias bem definidas, será mais fácil avaliar os resultados e saber se as ações criadas estão, realmente, oferecendo um bom retorno ao seu negócio.
Aqui, também será possível conferir quais segmentos precisam ser melhorados para otimizar as campanhas e trazer resultados mais eficientes. Na Internet, esse procedimento pode ser realizado por meio de ferramentas oferecidas nas próprias redes sociais, com o Facebook Analytics, Google Analytics ou demais aplicativos gratuitas disponíveis.
4. Saiba com quem está falando
Não adianta seguir todas as recomendações anteriores, se você não sabe com quem está falando. Antes de tudo, identifique o seu público-alvo e defina com quem a empresa deve se comunicar. Investindo na segmentação, ficará mais fácil elaborar conteúdos e estratégias certeiras, sem perder tempo ou dinheiro com planejamentos insatisfatórios.
A parte boa, porém, é que na Internet existem várias ferramentas que facilitam essa tarefa. Em plataformas como o Instagram ou Facebook, por exemplo, é possível determinar o perfil do público que será impactado pela sua propaganda e pelos conteúdos patrocinados, sempre considerando fatores relevantes, como:
- informações geográficas;
- termos pesquisados pelos usuários;
- faixa etária, profissão e outros dados básicos.
Viu só? Seguindo essas dicas à risca, a sua visibilidade de marca ficará muito maior e, em breve, será possível colher muitos frutos positivos para a sua empresa.
E se você gostou do post e deseja continuar por dentro de outros conteúdos como este, não perca tempo: assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades do mundo corporativo diretamente em seu e-mail!