Cada vez mais organizadores investem em marketing digital para eventos corporativos e, se você tem essa missão, precisa ficar por dentro do assunto para aplicar as melhores práticas do mercado na ocasião.
O ambiente online faz parte da rotina da maioria das pessoas e, hoje em dia, os canais digitais são uma das principais maneiras de se comunicar com elas. Ou seja, será possível fazer a divulgação do evento, manter o relacionamento e o engajamento com os participantes, entre outras ações.
Contudo, por se tratar de um assunto relativamente novo, é comum haver dúvidas sobre ele. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas e estratégias de marketing digital para aplicar em seus eventos corporativos. Continue a leitura e saiba mais!
Conceito de marketing digital
Resumidamente, o marketing digital consiste na utilização da internet para a divulgação de um produto, marca, serviço etc. A estratégia existe desde a década de 90, mas começou a ganhar mais relevância a partir dos anos 2000, com o crescimento dos blogs, das redes sociais e dos buscadores, como o Google.
Atualmente, empresas de variados portes e segmentos aplicam essa estratégia em seus negócios, sendo válida para e-commerce, lojas físicas, prestadores de serviços, instituições de ensino, entre outros.
Isso é feito com um conjunto de ferramentas e ações que atraem os consumidores e incentivam o relacionamento entre o público-alvo e a empresa, facilitando a concretização do negócio.
No caso do marketing digital para eventos, o processo é parecido e a estratégia será positiva para divulgar a data, aumentar a venda de ingressos e criar engajamento com o público, por exemplo. Ela pode ser aplicada em eventos sociais, esportivos, culturais, de negócios, entre outros formatos. No entanto, independentemente do estilo e do objetivo, é essencial ter conhecimento sobre o assunto e aplicar as ferramentas adequadas para alcançar bons resultados.
Formas de planejar as estratégias de marketing digital para eventos
A estratégia de marketing digital deve começar com um bom planejamento ainda na fase do pré-evento. Isso será essencial para definir os seus objetivos, entender o perfil dos participantes e como se comunicar com eles.
Um dos primeiros passos para isso é a elaboração da persona, ou seja, a definição das características do seu público-alvo. É preciso entender qual é o perfil dele, pensando nos interesses, hábitos e comportamentos — quanto mais segmentado for esse processo, melhor!
Além disso, será necessário estipular um orçamento e montar um plano de ação com metas e prazos. Assim, você conseguirá definir os canais mais compatíveis com o perfil do público, os objetivos e os custos, sem comprometer o orçamento do evento.
6 estratégias de marketing digital para eventos
O marketing digital para eventos pode ter uma atuação ampla, sendo útil tanto para a divulgação quanto para o relacionamento durante e após a data. A seguir, separamos algumas ações e ferramentas para isso. Confira!
1. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas digitais para se relacionar com o público. Ele consiste em mensagens enviadas a partir de uma base de contatos, que pode ser formada por pessoas que se cadastraram no site, clientes ou funcionários (em caso de eventos corporativos) etc.
A ferramenta é significativa para compartilhar informações relevantes sobre o evento, como a data, o local, a programação, entre outros dados. Além disso, é possível programar mensagens personalizadas para serem enviadas ao longo da divulgação. Dessa forma, você cria uma expectativa, desperta o interesse do público e evita esquecimento ou desistência.
2. Redes sociais
As redes sociais são boas ferramentas de marketing digital para eventos, e podem ser aplicadas em diferentes estratégias. Se o objetivo for atrair o público, isso pode ser feito com publicações nas páginas da empresa, anúncios pagos, campanhas com influenciadores digitais, entre outras medidas.
Por outro lado, se a ideia for organizar uma ação para lançar um produto, por exemplo, as redes sociais serão úteis para a divulgação do item e o relacionamento com clientes e possíveis clientes que não estarão na data. Nesses casos, você pode utilizar os canais para transmissão ao vivo e o envio de vídeos e fotos.
A criação de hashtags e o incentivo ao compartilhamento de imagens e vídeos em tempo real também são relevantes nesse processo e podem aumentar o engajamento com o público durante o evento e após a realização dele.
3. Conteúdos ricos
Uma das estratégias para despertar o interesse dos participantes é elaborar conteúdos ricos para os canais digitais, em diversos formatos. Textos com dicas sobre restaurantes e atrações para fazer antes do evento, entrevistas com palestrantes e vídeos para a divulgação da programação são algumas ideias para isso.
Essa solução ainda será positiva em outras fases do evento. Uma transmissão ao vivo, por exemplo, pode ser utilizada para atrair o público online e aumentar a sua base de contatos para as edições futuras.
4. Aplicativos para eventos
Dependendo do orçamento da ação, outra dica é investir em um aplicativo personalizado para o seu evento. A atitude será significativa para enviar dicas sobre a programação, mapa de como chegar, hotéis próximos, entre outros dados. Além disso, a estratégia facilita o credenciamento do público e gera engajamento com o compartilhamento de informações em tempo real.
5. Feedback virtual
É essencial obter um feedback dos participantes após a realização do evento, e o marketing digital também pode ser útil nessa situação. Uma das soluções é utilizar o e-mail marketing para divulgar o formulário e obter opiniões sobre a programação, a duração, o local, a facilidade de acesso, a limpeza, a alimentação, entre outros pontos. O processo será importante para analisar a experiência e a satisfação do público e para aplicar melhorias nas próximas edições.
Essas são algumas ações de marketing digital para eventos. A estratégia dependerá do estilo da produção, do público e dos objetivos — quem pretende organizar um evento com vendas de ingressos ainda pode investir em anúncios digitais em sites de buscas e redes sociais. Sendo assim, vale a pena se aprofundar no assunto e buscar as melhores soluções para cada caso.
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