Transformações do bem: pós-pandemia cria novo eixo para o mercado de turismo e hotelaria: viagens de experiência conquistam espaços antes ocupados pelas tradicionais viagens de lazer e viagens de trabalho.
O segmento turístico vem comemorando o aquecimento do mercado. Com o novo mindset do consumidor frente aos desafios gerados pela pandemia, o trade se viu obrigado a sair em busca de outras frentes além do turismo a lazer, comercial e de eventos.
Entenda mais sobre o mercado de experiências a seguir.
Mercado de experiências
Uma nova categoria ganha força desde 2021 e consolida-se como a tendência frente aos novos modelos de trabalho: é o mercado de experiências.
Com o anywhere office fortalecido, mesmo para aqueles que já retomaram suas jornadas presenciais, vivenciar o agora tornou-se uma prerrogativa chave.
“Na onda de viver o instante, o público vem colocando seus sonhos como prioridades. E, neste novo cenário, o consumidor busca cada vez mais experiências que agreguem lembranças e resgatem a memória afetiva.
Assim, o mercado precisa ir além da consolidação de um destino turístico; precisa criar novas oportunidades.
Costão do Santinho
É o que o Costao do Santinho Resort vem fazendo desde 2020. Primeiro o foco foi um local seguro para toda família enfrentar os momentos iniciais de pandemia, depois houve o investimento no resort office e na ampliação das atividades, oferecendo cada vez mais possibilidades para os hóspedes.
“Naquele momento, as pessoas queriam um escritório e uma piscina. Agora, podemos oferecer tudo o que temos de melhor: atividades junto à natureza, esportes radicais, relaxar na beira da praia e usufruir da nossa gastronomia all inclusive. Pais descansam, enquanto as crianças se divertem com a recreação, que oferece atividades para todas as idades o dia todo”, comenta a diretora comercial e de marketing, Daniela Rocco.
Para Rocco, ainda, ao receber o turista, o resort não pode somente cumprir com os serviços básicos, como segurança, conforto e simpatia no atendimento.
É fundamental pensar num turismo mais lúdico, mais criativo e com mais personalidade. Trata-se de tentar surpreender o cliente com atividades que possam gerar mais emoção e experiências singulares.
É justamente o que o Costao vem fazendo, com Happy Hours temáticos e investimento em espetáculos noturnos, por exemplo.
Dados do setor
Em 1997, ao publicar seus Estudos Estratégicos do Turismo para 2020, a Organização Mundial de Turismo já apontava o surgimento de uma transformação nas demandas do setor.
Segundo o relatório, a tendência do turista para a década seguinte era a de viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, fosse possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem.
“Essa estratégia fortalece e consolida o mercado e apoia a cadeia produtiva local, agrega valor aos destinos turísticos, possibilita um novo posicionamento de imagem, além de diversificar e potencializar a oferta turística de todo o destino”, afirma Daniela.
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Nômades Digitais
E o que vem contribuindo significativamente para esse novo mercado de experiências é também o crescimento dos nômades digitais, ou seja, profissionais que atuam no ambiente virtual, sem qualquer limitação geográfica e que tem perspectivas positivas: segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa especializada em serviços de imigração mundial, 35 milhões de profissionais já atuam por meio do sistema em todo o mundo, número que pode chegar a um bilhão em 2035.
Ainda sobre o relatório, cerca de 40% deles têm renda superior a R$ 34 mil por mês e chegam a gastar em torno de R$ 4,2 milhões por ano.
“O Brasil reviu sua política de imigração e no início deste ano entrou na disputa para atrair os chamados nômades digitais, um estilo de vida que ganhou força com o home office na pandemia. Cerca de 23 países já oferecem vistos específicos para os nômades digitais, como Argentina, Costa Rica, Emirados Árabes, Grécia, Islândia e Tailândia, além do Brasil. É uma forte tendência que vem para aquecer ainda mais o mercado da América Latina e, para quem está antenado, também é uma possibilidade ímpar de ampliar a procura pelo destino resorts, como o Costao do Santinho”, finaliza a diretora comercial e de marketing do Costao do Santinho Resort, o único resort all inclusive do sul do Brasil.