Evento corporativo é um modelo de evento com fins profissionais que busca promover a interação entre participantes e o relacionamento com público interno e clientes.
Também podem ser focados em aumentar a motivação, a produtividade, promover networking, entre outros objetivos.
Por isso, muitas companhias aplicam essas ferramentas em suas estratégias de marketing e comunicação.
Contudo, o segmento é bastante variado, e é importante entender quais são os tipos de eventos corporativos e quando aplicá-los, dependendo dos objetivos organizacionais. A personalização do evento também ajuda a reforçar a marca e o relacionamento com o público-alvo.
Neste post, separamos dicas que podem esclarecer melhor o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Os principais tipos de eventos corporativos
Os eventos corporativos têm diferentes formatos, características e objetivos. Alguns deles, inclusive, apresentam focos parecidos, o que pode causar uma certa confusão — fóruns, palestras e workshops são exemplos disso.
A seguir, separamos os principais eventos realizados pelas empresas e as características de cada um deles.
Convenção
As convenções são eventos corporativos de grande porte voltados para gerar engajamento dos participantes.
Existem alguns tipos, e um dos mais comuns é a convenção de vendas, quando os gestores apresentam novidades dos produtos aos colaboradores, resultados do período, metas para o futuro, esclarecem dúvidas, entre outros objetivos.
Geralmente, ela inclui uma programação extensa, com apresentação de executivos e atividades para socialização da equipe e descontração, por exemplo.
Além disso, é comum que os organizadores optem por hotéis ou resorts para a realização da data. Dessa forma, eles conseguem aproveitar a infraestrutura do local para aumentar a motivação da equipe.
Feira
A feira é mais uma modalidade de evento corporativo que demanda uma grande produção. Nesse encontro, empresas variadas de determinado setor apresentam seus produtos e serviços e aproveitam a oportunidade para se relacionar com clientes, fazer networking e negócios.
Há feiras de diversos segmentos, tais como transportes, beleza, tecnologia, brinquedos, casamento, educação e alimentação, e essas datas movimentam um grande público. Sendo assim, é preciso planejar a estratégia com atenção.
Entre os detalhes envolvidos na organização estão a contratação do espaço; a estrutura do estande, incluindo sala de reunião e área para exposição de produtos; a comunicação visual; a seleção de fornecedores; entre outras etapas.
Workshop
Workshops são eventos com foco educativo, voltados para o público interno da empresa. Um dos principais objetivos é atualizar o conhecimento dos colaboradores sobre determinado assunto para melhorar o desempenho deles na atividade.
Em alguns casos, esse tipo de evento pode ser confundido com um curso. Entretanto, a sua duração costuma ser reduzida e ele permite uma interação maior. No encontro, além de assistir palestras ou apresentações, os participantes realizam atividades práticas para aprofundar o conhecimento.
A duração do workshop depende da temática e dos objetivos da empresa. Ele pode durar o dia todo, ou apenas duas horas, por exemplo.
Na modalidade com média e longa duração é recomendado fazer pausas para o almoço. Além disso, providenciar um coffee break para a recepção dos participantes e momentos de intervalo será positivo para facilitar o networking entre os profissionais.
Palestra
Esse evento corporativo é um encontro de curta duração que busca falar sobre um determinado tema. Ele pode ser aplicado para todo o público interno ou para áreas específicas, de acordo com o objetivo da companhia.
É possível organizar palestras motivacionais sobre segurança da informação, cuidados com a saúde, entre outros assuntos.
A produção de palestras não demanda muitos recursos, mas é necessário providenciar um espaço adequado, de acordo com a estimativa de participantes, equipamentos de áudio e vídeo, além de um palestrante habilidoso para despertar o interesse da plateia.
Festa corporativa
As festas corporativas, como as confraternizações de fim de ano, estão entre os eventos mais comuns em muitas empresas. Esse formato visa a descontração e o entretenimento do público, por isso, é organizado em um ambiente diferenciado como casas de festas, hotéis ou resorts.
Além da festa de confraternização para funcionários, essa modalidade pode incluir festas de aniversário da empresa e coquetéis comemorativos com clientes, por exemplo.
Esse é um momento de demonstrar que a instituição valoriza o seu público, por isso, deve ser planejado com atenção. É preciso contratar um espaço com boa infraestrutura, pensar no cardápio, atrações, brindes, entre outros diferenciais.
Fórum
Esse formato é bastante parecido com o de uma palestra e pode causar uma certa confusão.
Os fóruns contam com a presença de palestrantes e a realização de painéis, entretanto, a principal diferença entre as duas modalidades é que o fórum sugere uma participação maior da plateia com debates e troca de informações sobre determinados temas.
Para garantir a participação do público, valorizar e dar credibilidade ao evento, é importante montar uma agenda adequada, com assuntos relevantes, além de buscar palestrantes experientes.
Roadshow
Esse estilo de evento corporativo tem a finalidade de promover uma marca ou produto de forma itinerante. Por isso, ao programar um roadshow é preciso pensar no circuito que ele percorrerá.
Geralmente, a estratégia é utilizada por empresas que contam com unidades ou grande volume de negócios em diferentes regiões, assim elas conseguem aprofundar o contato com o público-alvo.
Congresso
O congresso tem mais de um dia de duração e apresenta caráter técnico ou científico. Essa é uma oportunidade de a companhia demonstrar o seu conhecimento na área e promover a discussão de assuntos relevantes relacionados à temática principal.
Ele pode incluir uma variedade de formatos, como palestras, mesa-redonda, workshops, área de exposição etc. e, assim como outras modalidades de eventos corporativos, é fundamental dar atenção à programação e à seleção dos palestrantes.
Mesa-redonda
A mesa redonda tem como destaque o debate entre os especialistas convidados. Com a ajuda de um moderador, o tempo é limitado para a fala de cada especialista sobre o tema. Os participantes podem fazer perguntas para enriquecer o debate.
Veja também:
Budget de eventos corporativos
Como ter sucesso na escolha do tipo de evento corporativo ideal?
Esses são os principais eventos corporativos que podem ser realizados pela empresa ou ter a participação dela. Após avaliar as características de cada modalidade, veja qual delas é mais adequada aos objetivos da companhia e comece a planejar a data.
Lembre-se de que a organização de um evento envolve diversos detalhes, por isso, é recomendado fazer tudo com cuidado e antecedência.
Há diversos tipos de eventos corporativos, e mesmo quem trabalha na área pode ficar com dúvidas sobre isso. Então, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais para que os seus colegas fiquem por dentro do assunto? Vamos lá!
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