A personalização de evento pode passar despercebida por alguns organizadores. Contudo, ela faz a diferença para a data e ajuda a reforçar a marca e o relacionamento com o público-alvo.
Quando se fala em personalização, geralmente, as pessoas pensam na produção de brindes. É claro que esse elemento tem a sua importância, mas é possível ir além.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e entenda as vantagens de aplicar essa estratégia nos seus eventos corporativos e como fazer isso!
Qual é a importância da personalização de eventos corporativos?
Uma das vantagens de investir em personalização para o seu evento corporativo é torná-lo único, o que surpreende o público e contribui para a experiência dele. Outro benefício é o engajamento, já que sua marca estará presente em brindes, decoração, ferramentas de comunicação etc. — o que faz com que ela seja lembrada antes, durante e após o evento.
Além disso, a personalização ajuda a aprimorar a experiência de cada convidado. Por exemplo, enviar um convite virtual ou e-mail marketing direcionado a cada participante, com o nome dele no e-mail no lugar de uma mensagem impessoal, demonstra preocupação com os detalhes e aprofunda o relacionamento.
Quanto mais direcionado for o conteúdo, melhor! Empresas que atuam com vendas já se deram conta disso. Um levantamento da empresa McKinsey and Company sobre personalização e marketing mostrou que adaptar as mensagens e ofertas para cada cliente pode gerar um aumento considerável nas vendas. Assim, cada vez mais as companhias têm investido em anúncios e ações de marketing que sejam relevantes para os seus clientes.
Como fazer a personalização de eventos?
A personalização em eventos corporativos deve ser feita com atenção para atingir os resultados desejados. Nesse sentido, um dos primeiros passos é definir a estratégia, considerando o estilo do evento, o público-alvo e o orçamento. Afinal, não adianta muito investir em itens personalizados se eles não estiverem alinhados com esses fatores.
É possível definir uma identidade visual para o encontro — por exemplo, com uma logomarca específica — e personalizar diversos itens como papelaria, materiais de comunicação e brindes, seguindo as cores e os elementos estabelecidos.
A seleção do fornecedor que realizará a personalização é mais um passo relevante. É necessário escolher empresas que tenham qualidade e pontualidade na entrega para evitar qualquer problema.
Outra atitude é montar um bom cronograma para que cada etapa seja realizada dentro do prazo, evitando atrasos no processo. Vale lembrar que, dependendo dos itens que serão personalizados, o prazo de produção pode ser um pouco longo.
Quais são as melhores práticas para personalizar um evento?
A personalização de evento corporativo pode ser feita de diversas formas. A seguir, separamos alguns exemplos para você se inspirar.
Comunicação visual
A comunicação visual é essencial para eventos corporativos, pois fortalece a marca e demonstra credibilidade para o encontro. Sendo assim, é recomendado definir uma identidade visual para a data e aplicá-la em todos os materiais relacionados a ela. Além da parte de comunicação e divulgação (que inclui redes sociais, sites e banners), a identidade visual também deve guiar outros elementos, como crachás, credenciais e brindes.
Uniformes
A personalização pode ser aplicada no uniforme da equipe do evento para identificar recepcionistas, staff, organizadores, fotógrafos etc. Assim, caso algum convidado necessite de suporte, ele saberá a quem recorrer.
Além disso, dependendo do estilo do evento corporativo, outra ideia é fornecer camisetas personalizadas para identificar os participantes. Em uma ação para o público interno, o produto pode ser utilizado para fortalecer o engajamento, sendo positivo antes, durante e após o encontro, já que a peça provavelmente será usada em outras ocasiões.
Ações online
Ações de e-mail marketing personalizadas também ajudam a fortalecer a marca e a experiência com o público. Dessa forma, ao enviar um convite ou uma pesquisa de pós-evento, por exemplo, você pode fazer com que a mensagem tenha o nome de cada participante.
Se quiser aproveitar ainda mais a tecnologia em eventos, outra dica é criar um aplicativo exclusivo para o encontro. A ferramenta será positiva para aumentar a interação da empresa com os participantes, facilitar a confirmação de presença, contribuir para a divulgação de programação, entre outras atividades.
Brindes
Os brindes fazem parte de muitos eventos corporativos e têm a finalidade de fortalecer o relacionamento com o público e gerar uma lembrança da marca depois que a ação terminar. Contudo, para ter bons resultados, é importante escolher o brinde com atenção, afinal, ele deve estar alinhado com o estilo do evento e com o perfil dos convidados, além de apresentar utilidade.
No mercado, há uma infinidade de brindes que podem ser personalizados com a marca do evento ou da empresa. Eles vão desde itens simples, como cadernos e canetas, a produtos mais tecnológicos, como headphones, caixas de som etc.
Decoração
A escolha de um bom espaço de eventos é essencial para o sucesso da data, mas a decoração não deve ser deixada de lado e também é possível manter a personalidade do evento e da empresa nesse elemento. Além de cores alinhadas com a identidade visual, há soluções para reforçar a marca, como projeções no ambiente com o nome da empresa, telas interativas e elementos cenográficos.
Quais erros devem ser evitados na personalização de eventos?
A personalização de eventos pode contribuir significativamente para o sucesso da data. Entretanto, ela deve ser planejada de forma adequada para que não se torne um problema. Sendo assim, veja a seguir alguns erros para evitar.
Não considerar o perfil do público
A estratégia deve estar alinhada com o perfil do público e com o estilo do evento, do contrário o investimento pode não trazer o retorno almejado. Avalie bem esses critérios antes de definir a personalização.
Não estabelecer um cronograma
O processo de personalização pode ser demorado. A confecção de brindes exclusivos, por exemplo, costuma demorar de 15 a 30 dias dependendo do produto e da quantidade de itens, sem contar o prazo para a escolha do fornecedor e para a aprovação do layout de personalização. Por isso, é importante definir um cronograma para realizar cada etapa e assim receber os produtos dentro do prazo.
Não escolher bons fornecedores
Os fornecedores têm papel essencial para a personalização em eventos. Empresas de brindes, gráficas, agências de comunicação e eventos, entre outras, devem ser selecionadas com bastante critério para garantir um trabalho de qualidade e que seja entregue no prazo. Dessa forma, antes de fechar o acordo, analise o portfólio e a reputação das empresas.
Essas são as nossas principais dicas sobre personalização de evento corporativo. Como você pôde perceber, a estratégia se torna um diferencial para a data e pode contribuir para a valorização e a experiência do público.
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