Por definição, o evento híbrido é a junção de dois formatos diferentes: um evento que acontece presencial e outro virtualmente – tudo isso ao mesmo tempo. Ou seja, os participantes ou os palestrantes podem estar à distância.
Realizar a junção do virtual com o presencial tem a vantagem de atrair um público diversificado e cada vez mais conectado. Além de oportunizar que a imagem da sua empresa transmita credibilidade e gere encantamento no ambiente físico e digital.
Para acontecer, no entanto, o evento híbrido depende do live streaming, além de uma plataforma de transmissão ao vivo, uma equipe de produção profissional e um link de internet dedicado.
O feedback do público também é essencial para realizar experiências mais assertivas em outras edições ou, mesmo, em outros eventos.
O formato híbrido permite entender as opiniões sobre o evento durante a realização, sem ser necessário aguardar o final para mensurar os impactos.
Os principais tipos de eventos híbridos
Existem três tipos de eventos híbridos:
1. Conexão com participantes remotos;
2. Conexão com palestrante remoto;
3. Multi Hub Meeting
o Multi Hub Meeting é quando há um evento principal e múltiplos locais são conectados a ele através de uma transmissão ao vivo.
Para utilizar este modelo, é necessário ter uma infraestrutura robusta e ter cuidado maior com a logística – afinal, trata-se de uma solução que geralmente conecta mais de um evento presencial, cada um com graus de interação diferentes.
Quando falamos da junção entre os modelos presencial e virtual, ainda é importante ressaltar a possibilidade de adotá-la em diversos nichos. os principais são:
- Congressos
- 2. Simpósios, Seminários e Fóruns
- 3. E-Sports
- 4. Convenções de Vendas
- 5. Lançamentos de Produtos
- 6. Festivais e Shows
- 7. Cursos de capacitação
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Quais os benefícios dos eventos híbridos?
Este tipo de evento digital permite benefícios importantes em relação ao modelo exclusivamente presencial. São eles:
1. Maior alcance
Ao organizar um evento híbrido, ele não estará restrito a uma localidade. Ou seja, será possível alcançar pessoas que não poderiam estar presentes fisicamente e poderão participar à distância.
2. Melhor relação custo-benefício
Adotar o modelo híbrido também permite uma redução nos custos do evento. Assim, despesas logísticas serão menores, entre elas transporte, alimentação e hospedagem de participantes.
Além disso, o evento híbrido depende menos de um espaço físico e, por isso, pode ser feito numa localidade que demande menor investimento. Gastos com mão-de-obra atuando também serão menores, pois será possível contar com menos profissionais trabalhando nele.
3. Acesso ao conteúdo após o evento
Quando falamos de eventos digitais, vale ressaltar a possibilidade do conteúdo poder ser acessado após a conclusão da transmissão. É possível disponibilizar este material de maneira gratuita ou até vender o acesso a ele.
4. Sustentabilidade
O evento híbrido também se oferece como uma opção melhor no quesito sustentabilidade. Por depender do deslocamento de menos pessoas, a emissão de carbono e os resíduos ambientais serão menores.
5. Mais oportunidades para patrocinadores
A lógica é simples: com um número maior de participantes, aumentam o número de leads e oportunidades para os patrocinadores.
O número de participantes, principalmente qualificados, despertam o interesse dos patrocinadores, e você pode aproveitar isso já que um evento híbrido é capaz de aumentar – e muito – o alcance do seu evento.
Portanto, lembre-se sempre de que é muito importante pensar em formas de conectar o seu participante com os patrocinadores, com stands virtuais, por exemplo.
6. Sensação de estar em casa
Um evento assistido através do conforto da sua casa desmistifica a ideia de perfeição dos grandes eventos, trazendo uma sensação de proximidade com o conteúdo e informalidade. A linguagem digital é sempre mais leve e descontraída, e gera bastante empatia.
Como fazer eventos híbridos?
- Defina o público-alvo e os objetivos do evento;
- Planeje o conteúdo e a programação do evento;
- Escolha o local do evento, equipe e software de transmissão ao vivo;
- Contrate uma plataforma de confiança;
- Caso seu evento tenha uma grande dimensão, contrate uma empresa de Streaming para realizar a gestão da sua transmissão;
- Pesquise recursos tecnológicos diferenciados (Óculo VR, gameficação, transmissão 360°);
- Tenha uma infraestrutura adequada (espaço, câmera, som e iluminação de qualidade);
- Convide palestrantes de outros estados ou países. A imersão deve ser completa.