Com a era da transformação digital e da tecnologia em eventos, as empresas mais atualizadas estão apostando em diversos recursos para se manter à frente de seus concorrentes — seja investindo nas redes sociais, seja disponibilizando conteúdos diferenciados ou, até mesmo, conhecendo e realizando variados tipos de eventos online.
Por conta do avanço do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social, os encontros, reuniões e demais modelos de confraternização continuam sendo feitos, mas, desta vez, por meio da web. Ao investir nessa modalidade, você conseguirá se manter em dia com os seus colaboradores e, de quebra, conquistar uma boa visibilidade no universo da internet.
Em pouquíssimo tempo, os efeitos dessa ação já poderão ser notados, permitindo que o seu negócio se destaque mesmo em épocas de crise financeira. Mas afinal, quais são os tipos de eventos online e como realizá-los da melhor maneira? Se você não sabe, é só continuar acompanhando o artigo e se aprofundar no assunto.
Quais são os tipos de eventos online?
Na web, o modelo mais comum de eventos online são as famosas transmissões ao vivo (ou lives) — muito praticadas por influenciadores digitais, blogueiros e, até mesmo, artistas que desejam mostrar ao público um lançamento ou realizar alguma ação beneficente.
Contudo, não acaba por aí. Fora essa versão, há outras soluções que podem ser praticadas pela sua empresa, cabendo a você identificar quais delas melhor se encaixam em seu planejamento estratégico. Vamos conhecê-las!
1. Webinar
Criados para dividir um certo conhecimento com a audiência, eles são realizados de forma 100% online e também permitem que os seus participantes “troquem figurinhas”, reflitam e deem o feedback a respeito do assunto abordado.
Para que seu webinar renda bons frutos, é interessante escolher bem o tema dele. Depois, considere elaborar uma programação com pautas relevantes para o público e, se possível, encontrar um facilitador para intermediar a transmissão.
Quanto mais ideias diferentes o conteúdo apresentar, mais rico será o debate e mais satisfeitos seus participantes ficarão.
2. Conferências
Quando se trata de personalização de eventos, temos também as conferências. Basicamente, elas funcionam da seguinte forma: enquanto um evento presencial acontece em um determinado espaço, simultaneamente sua transmissão é dividida com alguns espectadores por meio de canais digitais.
A ideia é que mais pessoas possam acompanhar o acontecimento e, com isso, aumentar a visibilidade da programação.
Com o isolamento social, seu acontecimento pode continuar desde que não haja plateia e os participantes sigam corretamente as medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde.
3. Cursos e workshops online
Os cursos online e workshops são indicados para as empresas que desejam ensinar algum assunto específico para os seus colaboradores ou seguidores. Assim como acontece com as aulas presenciais, o conteúdo é todo estruturado com a intenção de transmitir um conhecimento, a fim de que seus participantes entendam a mensagem e consigam colocá-la em prática em outras ocasiões.
Durante essa programação, é importante que o facilitador disponibilize sugestões de leituras e exercícios didáticos, além de avaliar se os participantes conseguiram, de fato, absorver as mensagens compartilhadas.
E mais: para que a experiência fique ainda melhor, é indicado trabalhar em conjunto com outras ferramentas digitais — grupos de WhatsApp e fluxos de e-mail são bem-vindos.
4. Meetups
Os meetups foram desenvolvidos exclusivamente para promover a socialização dos profissionais. Ao realizá-lo, a empresa poderá aumentar a integração com os colaboradores que têm interesses em comum. Como resultado, os participantes conseguem melhorar o networking e, consequentemente, conquistar boas oportunidades para as suas trajetórias.
Antes de praticá-lo, porém, é interessante convidar apenas indivíduos que tenham uma certa afinidade com a temática do evento. Lembre-se ainda de utilizar as plataformas certas para essa finalidade, como a própria Meetup — uma ferramenta que permite a participação de um grupo de pessoas e que pode ter a sua privacidade aberta ou fechada.
Quais as vantagens de fazer um evento online?
Inicialmente, alguns profissionais podem estranhar o fato de empresas estarem realizando eventos online, já que, muitas vezes, parte da população está acostumada com os encontros presenciais.
Mas o ideal é deixar essa impressão de lado e focar somente nos benefícios oferecidos por essa modalidade. São eles:
- maior engajamento do público-alvo;
- possibilidade de manter a audiência informada, mesmo durante a crise;
- boa economia para o orçamento da empresa, especialmente em comparação aos eventos tradicionais;
- ter a opção do seu conteúdo ser visualizado de qualquer lugar e em qualquer horário.
Como realizar um evento online incrível?
Agora que você já conhece os tipos de eventos online e as suas vantagens, deve estar se perguntando como realizá-los de modo prático e eficiente, certo? Abaixo, contamos alguns passos que não podem passar despercebidos.
Saiba o seu objetivo
Ao planejar um evento online, é fundamental ter em mente o seu objetivo com essa programação.
Com isso, você evita as temidas distrações e, inclusive, consegue garantir que mais pessoas estejam por dentro do assunto a ser tratado. As principais razões para organizar uma videoconferência são:
- educar o público;
- expor um problema e, logo, uma possível solução;
- responder dúvidas a respeito de uma pauta importante;
- compartilhar informações relevantes com os participantes.
Identifique o modelo do seu evento
Como foi possível notar, existem diferentes tipos de eventos online. E um passo relevante ao longo desse processo é definir qual das opções melhor se encaixa na proposta do seu negócio. Para tanto, será necessário analisar o seu objetivo, o tamanho do público e se haverá interação (ou não) entre os participantes.
Vamos aos exemplos. Imagine que você deseja transmitir dados relevantes para os seus colaboradores e, ao mesmo tempo, esclarecer dúvidas. Sendo assim, o webinar é a pedida certa, já que conseguirá suprir as suas necessidades com mais acessibilidade e satisfação.
Fique de olho na plataforma mais adequada
Com os demais detalhes resolvidos, chega um momento crucial: o de encontrar uma boa plataforma para a programação online. Aqui, é válido salientar que cada modelo de evento tem uma ferramenta mais adequada, e o melhor caminho é conhecer muito bem o que elas têm para oferecer:
- Zoom: permite conferências de até 500 participantes. É fácil de utilizar e conta com uma versão gratuita, mas que apresenta limitação no tempo de uso;
- Eventmobi: oferece a opção de planejar um evento e, posteriormente, disponibilizar interações entre os participantes. Também é possível realizar pesquisas assim que a programação for encerrada;
- YouTube: a mais conhecida de todas, é ideal para transmissões ao vivo e garante dados sobre a performance da live. O ônus é que canais com poucos inscritos ainda apresentam certas restrições.
Então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de eventos online existentes e como realizá-los para aproveitar inúmeros benefícios? Estamos torcendo para que a sua empresa consiga se manter próxima dos colaboradores mesmo durante o período de isolamento social.
Caso acredite que as informações foram válidas, aproveite a leitura para compartilhar o link em suas redes sociais e manter os seus contatos atualizados a respeito do assunto!