Você já parou para pensar sobre a importância da sustentabilidade em eventos? Ela pode fazer a diferença na realização da data e na vida da sociedade, afinal, independentemente do porte do evento, sempre haverá impactos relacionados ao consumo de recursos e à geração de resíduos.
Nesse sentido, adotar estratégias para reduzir esses impactos se torna positivo para reforçar a preocupação da empresa com o meio ambiente e com a vida da população.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como aplicar a sustentabilidade em eventos? Então, continue a leitura e veja as dicas que separamos!
Benefícios de promover eventos mais sustentáveis
O evento é uma forma de relacionamento com o público-alvo, sendo útil, inclusive, para transmitir os valores da empresa. Contudo, nem todos os organizadores investem em ações mais sustentáveis para os seus eventos e perdem uma grande oportunidade de conscientizar o público sobre a importância do tema e de demonstrar os valores da companhia em relação a isso.
É necessário esclarecer que, quando se fala em sustentabilidade em eventos, não estamos falando apenas sobre questões ambientais. O conceito diz respeito à adoção de práticas para alcançar um equilíbrio social, ambiental e econômico, ou seja, deve ser implementado em todas as etapas do evento, indo desde a escolha dos fornecedores até as ações no pós-evento.
Além de ser positivo para toda a sociedade, organizar eventos sustentáveis pode agregar benefícios como:
- valorização da imagem da empresa;
- engajamento dos participantes sobre o tema;
- reaproveitamento de recursos;
- economia para o evento.
Como trabalhar a sustentabilidade em seus eventos
Algumas pessoas imaginam que basta investir em coletas seletivas para que um evento seja sustentável. É claro que essa iniciativa é bastante significativa, mas as estratégias podem ir além. Veja abaixo algumas sugestões!
Seleção de fornecedores
A cadeia de fornecedores é um ponto relevante para a sustentabilidade da ação. Afinal, os fornecedores para o evento também devem compartilhar desses valores para reduzir ainda mais os impactos negativos.
Sendo assim, ao comprar produtos e selecionar prestadores de serviços, veja se eles realizam processos adequados do ponto de vista ambiental e social, se trabalham com produtos certificados, se há preocupação com o bem-estar dos colaboradores e da comunidade, entre outras iniciativas.
Além disso, procure trabalhar com fornecedores locais. Dessa forma a empresa contribui para o desenvolvimento da região e reduz a geração de resíduos poluentes devido ao deslocamento para as entregas.
Economia de recursos naturais
Ao planejar o seu evento, analise como é possível reduzir o consumo de recursos naturais. Buscar um local com infraestrutura sustentável e optar por brindes ecológicos feitos de materiais recicláveis, por exemplo, podem ser boas soluções para isso.
Em relação ao espaço para eventos, há locais que contam com água de reúso para a limpeza da área externa, ambientes que favorecem a iluminação natural, obtenção de energia a partir de painéis solares, salas com lâmpadas de LED (que são 80% mais econômicas do que as fluorescentes), entre outras estratégias.
Reaproveitamento de materiais
Investir no reaproveitamento de materiais pode ser uma boa solução para minimizar o impacto ambiental dos seus eventos e garantir economia nos próximos encontros. Uma sugestão para isso é optar por uma decoração com tecido, que poderá ser utilizado em outras ocasiões, no lugar de papel ou plástico.
O uso de utensílios reutilizáveis também é uma boa iniciativa. Ao montar um estande em uma feira ou organizar um workshop, dê preferência por itens de vidro ou louça no lugar dos materiais descartáveis.
Em eventos grandes, como congressos, muitas vezes fica difícil adotar essa estratégia devido aos custos. Nesse caso, uma ideia que pode ajudar a reduzir a produção de lixo é disponibilizar bebedouros e canecas plásticas reutilizáveis para cada participante.
Redução de lixo
O excesso de lixo é um problema para toda a sociedade, afinal, os materiais demoram anos para se decompor. Por isso, sempre que possível, adote medidas para evitar a geração de resíduos sólidos.
Incluir coletas seletivas e fazer parcerias com associações sérias para realizar a reciclagem do lixo após o evento são atitudes essenciais. Além disso, há outras iniciativas como a compostagem de resíduos orgânicos e a diminuição de materiais impressos.
A tecnologia pode contribuir bastante para a redução do lixo — ao criar convites virtuais e disponibilizar a programação e o mapa do evento online, por exemplo, os participantes poderão acessá-los pelo smartphone, e você evitará a impressão desses itens.
O processo pode parecer complicado, mas há grandes eventos que já alcançam bons resultados nessa missão. A edição de 2018 do festival Na Praia, que aconteceu em Brasília, recebeu o título de maior evento lixo zero do mundo, tornando-se referência de gestão de resíduos. Ao longo da realização do evento, os organizadores conseguiram reutilizar, reciclar e compostar cerca de 98% dos resíduos.
Certificações
As certificações são estratégias para se aprofundar ainda mais na sustentabilidade em eventos corporativos e resultam em reconhecimento e um diferencial competitivo para a empresa.
Além da ISO 9001, relacionada à gestão de qualidade, e da ISO 14001, sobre gestão ambiental, há a ISO 20121. Essa norma internacional ajuda os organizadores a identificar impactos negativos do evento e a implementar práticas mais sustentáveis para reduzi-los ou eliminá-los.
Por que escolher o Costão do Santinho
A escolha do local tem papel significativo para a sustentabilidade do evento. Sendo assim, é preciso selecioná-lo com atenção para priorizar espaços com infraestrutura adequada para isso.
Nesse sentido, o Costão do Santinho pode ser uma boa solução para a realização do seu evento. O empreendimento está localizado em uma ampla área de Mata Atlântica e trabalha ativamente para preservar toda a região.
Entre as ações sustentáveis estão a instalação de gerador de energia elétrica com uso de biodiesel, reutilização de água para limpeza de áreas externas, coleta seletiva de resíduos e iluminação com temporizador automático de presença.
Essas são algumas dicas para aplicar a sustentabilidade em eventos. A estratégia é essencial para minimizar os impactos ocasionados pelo encontro e garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população e das futuras gerações.
Gostou do texto? Precisa de um local adequado para realizar um evento sustentável? Então, entre em contato!