Quem lidera uma empresa já deve estar acostumado a momentos de turbulência devido a crises. No entanto, o que ninguém esperava é que 2020 fosse contar com uma pandemia. Com o avanço do novo coronavírus, o mundo inteiro parou e vários setores econômicos se viram afetados.
Como não poderia ser diferente, um dos segmentos que atualmente mais sofrem com os efeitos da pandemia é precisamente o setor de eventos. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), o novo cenário afetou 98% das organizações do ramo.
É nesse momento que pensar em soluções criativas para lidar com a crise no setor de eventos se torna fundamental a fim de driblar a situação e sair do vermelho. Mas, afinal, que medidas são essas? Como é possível se reinventar em um ramo tão bem estruturado? Essas e outras dicas serão respondidas neste post. Continue a leitura e fique por dentro!
Como a pandemia afetou o setor de eventos?
A covid-19 é uma doença viral com alto poder de contaminação. E como ainda não temos uma vacina, a única medida válida para a sua prevenção é o isolamento social.
Porém, quando falamos no assunto, muitos empreendedores e gestores ficam de “cabelo em pé”, uma vez que seu trabalho e performance dependem da realização de eventos, sejam eles encontros, sejam palestras, workshops e demais confraternizações.
Ainda de acordo com o estudo citado, tivemos 12 eventos cancelados por cada empresa entrevistada. Mais: 35% das 2.702 organizações sondadas pela abordagem precisaram recorrer ao crédito financeiro para conseguirem organizar o seu caixa.
Em paralelo, mais da metade optou pelo trabalho em modo home office, enquanto algumas corporações adiantaram as férias e outras, infelizmente, tiveram que dispensar seus colaboradores.
Entender o motivo dessa pane econômica é simples: o segmento de eventos costuma atuar em cadeia, contando sempre com diversos fornecedores. Logo, quando um só acontecimento é cancelado, diferentes empresas acabam sendo afetadas.
Diante disso, é interessante não somente pensar em soluções criativas quando o assunto é a crise no setor de eventos, como também enfrentar a situação pelo caminho mais básico: cortando gastos com matérias-primas e insumos, reduzindo os custos de água e energia elétrica e por aí em diante.
Vale lembrar que esse segmento é um dos mais rentáveis do mercado — sendo responsável por empregar mais de 7,5 milhões de brasileiros, em ocupações diretas, indiretas e também terceirizadas.
O que fazer para superar a crise no setor de eventos?
O quadro é preocupante, sabemos bem. Entretanto, existem várias ideias que podem ser levadas para o seu negócio, a fim de inovar suas atividades e utilizar estratégias a seu favor.
O primeiro passo? Ser otimista — mesmo durante um período complicado, é possível tornar sua marca mais forte e encontrar diferenciais competitivos para continuar crescendo. Depois, vale anotar as recomendações que listamos abaixo a respeito da organização de eventos e outros hábitos valiosos. Não perca!
1. Organize eventos online
Uma boa opção é adaptar os seus eventos personalizados que, até então, eram realizados presencialmente. Como saída, as versões de palestras, workshops e reuniões on-line são excelentes apostas e, inclusive, estão em alta nesse nicho.
Também conhecidas como webinars, tais versões podem ser realizadas por meio de plataformas próprias para essa finalidade, sem que você precise reservar um espaço físico e aglomerar pessoas.
Basta eleger um palestrante, ou outro convidado desejado, para apresentar o conteúdo por meio da web. Já os participantes podem acompanhar toda a programação e, inclusive, tirar dúvidas ou gravar a transmissão para assistir a ela posteriormente.
2. Promova eventos em casa
Durante o período em que as medidas de saúde forem flexibilizadas, há a possibilidade de organizar um evento em sua própria casa. Nessa alternativa, você poderá chamar um convidado e, junto com ele, realizar um bate-papo para os participantes.
O segredo para alcançar o sucesso? Cuidar para que o cenário fique impecável, contando com uma boa iluminação, equipamento de qualidade e decoração de acordo com o tema da programação.
Lembre-se de fazer uma divulgação profissional, anunciando o evento on-line para os seus seguidores nas redes sociais, enviando e-mails marketing e, até mesmo, notificando a sua base de clientes por meio do WhatsApp.
3. Invista no delivery de brindes
A prática de oferecer brindes em eventos corporativos já é bastante conhecida. Ao investir na ideia, é possível aproveitar vários benefícios, como agradar os clientes, reforçar a marca e tornar o acontecimento memorável para boa parte do público.
Porém, como lidar com esse recurso quando estamos em isolamento social? Explicamos: por meio de brindes via delivery. Aqui, a recomendação é enviar produtos personalizados para os participantes por meio dos Correios ou, então, investir em outro serviço de entrega. Moderna, essa possibilidade fará com que as pessoas fiquem encantadas com a sua criatividade, assim como com o seu desejo de se destacar em épocas incertas.
4. Renegocie com os seus fornecedores
Mesmo conseguindo driblar a situação crítica, é válido negociar as dívidas com os seus principais fornecedores. Em uma conversa, veja como é possível estabelecer novos prazos e rever o orçamento para não ficar no vermelho.
Seguindo essas dicas, você conseguirá ter um “fôlego extra” para arcar com as despesas mais básicas e urgentes, sem causar grandes prejuízos ou impactar a dinâmica da equipe.
5. Não tenha medo de dar um passo para trás
Muitos líderes acreditam, de forma equivocada, que dar um passo para trás é sinônimo de derrota. Não caia nessa! Por mais desgastante que possa ser, os momentos difíceis conseguem, sim, render bons frutos para o futuro.
Também é essencial ressaltar que, em certos cenários, o único modo de conseguir avançar é, de fato, retrocedendo. Com essa medida, você poderá evitar alguns danos e, de quebra, ter um tempo extra para reavaliar sua conduta, rever hábitos e se readaptar.
E então, gostou de conferir essas dicas sobre como driblar a crise no setor de eventos causada pelo novo coronavírus e alcançar resultados positivos nos próximos meses? Estamos na torcida!
Caso queira continuar conferindo outros conteúdos exclusivos como este, aproveite para assinar agora mesmo a newsletter do Costão do Santinho. De tempos em tempos, enviaremos artigos especiais, com notícias, dicas e tendências do setor diretamente para o seu e-mail. Até mais!