Com o estilo de vida moderno, é muito comum que a rotina de trabalho fique cada vez mais agitada. Afinal, conciliar todas as atividades profissionais com as pessoais não é uma tarefa tão simples assim.
Mas não precisa se preocupar: investindo na organização e seguindo algumas dicas valiosas, é possível driblar qualquer dificuldade e trabalhar de uma maneira mais produtiva e eficiente. Exemplos desses truques? Pequenas pausas ao longo do dia, muito planejamento e, inclusive, contar com o auxílio de ferramentas para manter o foco em alta.
Como queremos que você alcance o sucesso e, sempre que possível, termine o dia com aquela sensação boa de dever cumprido, trouxemos para este post as dicas mais relevantes sobre o assunto. Acompanhe a leitura para saber mais!
Afinal, quais são os benefícios de uma rotina de trabalho organizada?
Todo profissional que deseja alcançar o sucesso e ser reconhecido no mercado precisa, obrigatoriamente, investir em uma rotina de trabalho organizada.
Ao adotar esse cuidado, será possível aproveitar uma série de benefícios, como conseguir realizar as entregas dentro do prazo, chegar no horário certo para acompanhar as reuniões e, consequentemente, ter o seu trabalho valorizado. A seguir, explicaremos melhores sobre outras vantagens. Veja!
Mais produtividade
Vamos ser sinceros? É muito difícil trabalhar em meio à bagunça. Ao chegar no trabalho para encarar mais um dia atarefado, se você se depara com um ambiente desorganizado, provavelmente leva um tempo considerável para se encontrar em meio aos documentos e, assim, cumprir com as obrigações.
O resultado disso? Um grande tempo perdido e certo bloqueio para finalizar as tarefas com eficácia. Por outro lado, quando o espaço é bem organizado, será mais simples exercer a sua função, cumprir as metas e finalizar os seus projetos com excelência.
Ou seja, investir na organização fará com que você renda mais, sem a necessidade de se preocupar com atividades que não estavam programadas. Assim, é possível focar toda a sua energia nos projetos mais urgentes.
Permite que você priorize as atividades mais importantes
Responda com sinceridade: você já deixou de cumprir um prazo importante por causa da desorganização? Pois é! Quando a sua rotina de trabalho está desordenada, esse tipo de problema passa a ser frequente — e, inclusive, pode fazer com que você perca negociações importantes.
Contudo, ao reorganizar os seus horários, será possível listar as prioridades do dia, os compromissos que ocuparão mais o seu tempo e por aí em diante.
E o mais interessante: após aplicar esse método nas atividades profissionais, será possível levá-lo para a sua vida pessoal, melhorando, até mesmo, o relacionamento com os seus familiares.
Mais qualidade de vida
Uma vez alinhada, a sua rotina de trabalho permitirá que você ocupe o seu tempo com outras tarefas — não necessariamente ligadas ao ambiente profissional. Isso significa que será possível aproveitar momentos exclusivos de lazer, praticar exercícios físicos ou, até mesmo, curtir eventos especiais em família.
Em um primeiro momento, esse cuidado pode até parecer fútil e desnecessário. Porém, não subestime a importância de investir no seu bem-estar e saúde mental. Lembre-se: cuidar de você mesmo vale mais do que qualquer salário no fim do mês!
Como melhorar a sua rotina de trabalho?
Agora que você já sabe a importância de seguir uma rotina de trabalho organizada, que tal descobrir como levar esse cuidado para a prática? Garantimos: com as 4 dicas abaixo, tudo ficará mais fácil.
1. Planeje pausas entre as atividades
Um dos segredos para fazer o seu dia render é estipular pausas entre as principais atividades. Inicialmente, algumas pessoas imaginam que essa prática serve apenas para perder tempo, mas, ao contrário disso, tal cuidado é excelente para quem deseja manter o foco por um período maior.
Em outras palavras, em vez de trabalhar o dia inteiro, sem parar, dê um descanso ao seu corpo — e mente — para que você continue produzindo com qualidade. O melhor caminho é estabelecer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de atividades seguidas. Nesses momentos, descanse um pouco, tome um suco, ouça uma música ou faça qualquer tarefa capaz de relaxar você.
2. Use ferramentas especiais
Você sabia que existem algumas ferramentas perfeitas para otimizar a rotina de trabalho de todo profissional? Isso mesmo! Tais itens podem ser uma simples agenda, um bloquinho de anotações ou um aplicativo especializado em gestão de tarefas. Atualmente, e graças à tecnologia, o que não faltam são opções para evitar o estresse diário e melhorar a produtividade.
Um bom exemplo é o Trello. Constantemente usado pelas empresas, a ferramenta serve para organizar um projeto de modo visual, por meio de um board dinâmico e de fácil navegação. Ao acessá-la, você conseguirá listar as tarefas que deverão ser feitas no dia, quais estão em andamento e quais já foram concluídas. É bem interessante!
Outra sugestão é o Slack, uma ferramenta de comunicação que tem o objetivo de substituir os longos e-mails por bate-papos curtos. Com ele, é possível criar canais para que todos da equipe acessem e tratem de assuntos específicos. A melhor parte é que o programa é gratuito e pode ser usado na web ou em smartphones.
3. Faça reuniões curtas
Acompanhar reuniões é uma prática comum nos ambientes corporativos. Boa parte das empresas, inclusive, organizam encontros entre os funcionários periodicamente — às vezes, mais de uma vez ao dia.
Normalmente, essas reuniões são extremamente relevantes, é verdade. Ainda assim, não podemos esquecer que elas também são responsáveis por ocupar muito tempo da sua agenda. Por isso, o ideal é priorizar somente as reuniões mais relevantes e as demais serem reduzidas a um e-mail ou uma ligação por telefone. Dessa forma, você conseguirá resolver as pendências e economizar alguns bons minutos.
4. Evite distrações
Hoje em dia, existem muitas distrações em meio à rotina de trabalho. Smartphones, smartwatches e jogos de bolso são bons exemplos disso. Juntos, esses equipamentos podem se tornar os grandes vilões de quem deseja manter o foco ao longo do dia.
Como solucionar o caso? Procure trabalhar longe de tais aparelhos eletrônicos — ou qualquer outro equipamento capaz de chamar a sua atenção. Em última situação, tente deixar o smartphone no silencioso e checá-lo apenas durante as suas pausas programadas. Vai valer a pena!
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