Você já ouvir falar sobre Customer Experience em eventos? Esse termo está relacionado à experiência do cliente e é bastante utilizado em empresas de vendas para aprimorar o atendimento aos seus consumidores e fidelizá-los.
Contudo, a estratégia não é exclusiva apenas desse segmento e pode ser útil em eventos corporativos. Nesse caso, a atitude é positiva para entregar uma experiência diferenciada, garantir a satisfação do público e obter os retornos desejados com a ação.
Quer saber em detalhes o que é Customer Experience e como aplicá-lo em seus eventos? Então, continue a leitura!
O que é Customer Experience?
Como o nome já informa, é um conceito voltado à experiência do cliente, ou seja, diz respeito a ações que contribuam para o atendimento ao público e a percepção gerada sobre a marca. Costuma ser aplicado no segmento de varejo, tanto em lojas online quanto físicas, e inclui itens como:
- ambiente de loja diferenciado;
- ofertas personalizadas;
- experiência na jornada de compra;
- atendimento pós-venda.
Essas são algumas ideias para ter sucesso com a estratégia de Customer Experience. Contudo, independentemente do segmento, é importante conhecer o perfil do público-alvo para escolher as ferramentas mais adequadas.
Como o Customer Experience pode deixar os eventos mais interessantes?
Como você pôde perceber no tópico acima, o Customer Experience está relacionado a um conjunto de ações que busca entender as necessidades do cliente, a fim de satisfazê-lo e fidelizá-lo, como acontece no marketing de relacionamento.
Nesse sentido, a prática também pode ser utilizada em eventos, sendo positiva para entender as expectativas dos participantes e criar ações que vão além, o que se torna vantajoso para valorizar a empresa e aumentar a interação com o público.
Por um lado, se o seu evento encantar e superar as expectativas dos convidados, ele será lembrado e comentado por mais tempo e trará retornos ainda mais significativos. Por outro, se não houver essa preocupação, os participantes podem sair do encontro com uma percepção neutra — ou pior, negativa.
Mesmo que a organização seja impecável, com a escolha dos melhores fornecedores e a atenção a todos os detalhes, é necessário buscar ações para customizar o encontro e garantir a satisfação do público. Sendo assim, adotar o Customer Experience em eventos pode ser uma boa solução!
Como implementar o Customer Experience em eventos corporativos?
Agora que você já entendeu a importância do Customer Experience, chegou o momento de descobrir como aplicá-lo em seus eventos corporativos. A estratégia pode ser útil em encontros de diversos tipos, como lançamento de produtos, congressos, convenção, eventos de entretenimento, entre outros.
Monte uma estratégia
Um dos primeiros passos para melhorar a experiência do público em seus eventos corporativos é fazer uma pesquisa de mercado, a fim de analisar o que é possível oferecer no encontro, o que está sendo feito pelos concorrentes, entre outros fatores, e montar a sua estratégia.
Além disso, avalie atentamente o seu público — é claro que cada pessoa terá uma experiência diferente no evento, no entanto, ao estabelecer um perfil para os convidados, você conseguirá alinhar as suas ações com isso.
Uma dica para quem tem dúvidas sobre o que melhorar nos eventos corporativos para satisfazer o público é usar a estratégia de cliente oculto. Ela é utilizada no mercado de serviços e varejo para analisar a jornada de compra do consumidor e o atendimento da equipe para avaliar pontos de melhorias.
No caso dos eventos, a ideia é contratar alguém que deverá se passar por convidado. Assim, ele realizará todas as etapas do encontro, desde o recebimento do convite, passando pelo credenciamento até a participação no evento. Esse convidado fictício deve avaliar todos os elementos relacionados ao evento e indicar os pontos positivos e negativos de sua experiência.
Invista em ferramentas diferenciadas
Criatividade e inovação podem contribuir — e muito — para a experiência e satisfação dos convidados. Portanto, vale a pena buscar soluções que agreguem valor ao encontro.
Investir em tecnologia para eventos, por exemplo, pode ser uma boa solução. Algumas ideias são:
- aplicativos personalizados;
- atendimento virtual para esclarecer dúvidas sobre o evento;
- telas e totens interativos com programação;
- informações e conteúdos para compartilhamento.
Explore os sentidos e o lado emocional do público
Dependendo do tamanho da ação e do orçamento, é possível investir em estratégias para diferenciar ainda mais o evento. Planejar uma cenografia especial com elementos e cores que remetam à marca ou ao tema do evento e criar sensações olfativas são algumas ideias para isso.
Um bom exemplo foi o evento Chivas Blend Experience, da marca de whisky escocês Chivas, que aconteceu em Brasília, em 2019. A empresa organizou um evento que fornecia uma experiência imersiva aos convidados, com jantar especial, cenografia, interações com atores e artistas circenses, shows, entre outras atrações. O conceito e as ações do evento foram pensados para criar uma mistura de sensações e ideias, alinhadas com as características da bebida, o que gerou encantamento do público, compartilhamento nas redes sociais e visibilidade para a marca.
Treine a sua equipe
Alguns profissionais ficam em contato direto com os participantes do evento, tais como recepcionistas, produtores e seguranças. Essas pessoas precisam ser bem treinadas para transmitir os valores da empresa e a preocupação dela com um atendimento eficiente e cordial.
O staff também deve estar preparado para resolver qualquer imprevisto no evento com agilidade e de forma individualizada, a fim de minimizar experiências negativas e riscos para a imagem do organizador.
Aplique ações de pós-evento
Enviar um e-mail de agradecimento pela participação demonstra preocupação com o público e pode reforçar o relacionamento. Outra medida é criar pesquisas pós-evento para analisar a satisfação do público e aprimorar as próximas edições. Alguns fatores para analisar são:
- programação;
- local do evento;
- cordialidade da equipe;
- clareza nas informações.
Além disso, é recomendado adotar métricas para avaliar a experiência do público e descobrir pontos de melhorias. Você pode criar uma escala de 0 a 10 para que o participante indique a satisfação dele com o evento, além de ter uma caixa de respostas para entender os fatores que influenciaram a atribuição da nota.
Como você pôde perceber, aplicar o Customer Experience em eventos é uma estratégia interessante para entender as necessidades e as expectativas dos participantes e criar ações que surpreendam, contribuindo para o relacionamento deles com a empresa.
Gostou de saber mais sobre esse conceito? Quer outras dicas sobre eventos? Então, confira nosso post sobre 6 estratégias de divulgação para atrair o seu público!