Por que, afinal, você deve mensurar resultados de eventos? Como esse tipo de atitude é importante para entender o sucesso das estratégias adotadas e verificar se elas dão resultados? Será que há mesmo benefícios relacionados a essa prática?
Garantimos que sim! Alguns deles, aliás, são muito importantes: estruturar feedbacks, fazer alterações para próximas edições e melhorar a performance dos eventos. Com o tempo, tudo isso resulta na construção de ações diferentes que geram ganhos financeiros, bons relacionamentos e visibilidade para a empresa.
Neste artigo, exemplificamos as melhores formas de mensurar resultados de eventos e, claro, mostramos o impacto desse trabalho para ações futuras. Preparado para tomar nota? Então, vamos lá!
Neste artigo, exemplificamos as melhores formas de mensurar resultados de eventos e, claro, mostramos o impacto desse trabalho para ações futuras. Preparado para tomar nota? Então, vamos lá!
A importância de se medir os resultados de um evento
Marketing e mensuração de resultados andam juntos, seja em relação a uma estratégia focada em mídias sociais, seja no que se refere à organização de congressos ou às demais ações produzidas por uma marca. E há um motivo muito claro para isso: se bem planejadas, as métricas apontam falhas e possíveis melhorias na estratégia adotada.
Afinal, de que adianta se esforçar mas não saber, de fato, se o retorno está sendo positivo ou negativo? Como a avaliação de desempenho é baseada em dados concretos e não em achismos, ela serve como uma orientação sólida tanto para você quanto para a equipe. Com isso, todos têm a oportunidade de tornar qualquer estratégia mais eficiente.
Não sabe por onde começar? Não se preocupe, já pensamos em tudo! Confira como mensurar os resultados dos seus eventos corporativos no próximo tópico.
As 4 melhores formas de mensurar os resultados de um evento
As opções apresentadas são interessantes para monitorar diferentes aspectos de um evento corporativo, desde o retorno relacionado ao valor investido até a percepção da marca. O primeiro passo é definir métricas e indicadores claros e específicos.
Para que a mensuração de resultados seja eficiente, ela deve seguir um planejamento, e a base desse planejamento é aquilo que servirá para avaliar o desempenho do evento. Ou seja, a pergunta a ser feita é: o que você quer? Vender, conquistar novos clientes, gerar visibilidade, o quê?
As métricas e indicadores escolhidos devem estar alinhados àquilo que você e a equipe consideram importante para a empresa e para o sucesso da estratégia. A fim de ajudar na organização, é possível separar as métricas e indicadores em grupos de:
- ações comerciais: relacionadas às oportunidades de vendas e vendas de produtos ou serviços;
- ações de relacionamento: ligadas ao público-alvo da empresa;
- ações institucionais: relativas à visibilidade da marca.
Abaixo, veja alguns exemplos de elementos que se encaixam nos grupos acima e podem ser avaliados:
- número de produtos ou serviços vendidos no dia do evento;
- número de parcerias estabelecidas com novas empresas ou fornecedores;
- retorno sobre o investimento;
- número de clientes novos;
- número de clientes fidelizados;
- número de acessos ao site ou blog da empresa na data do evento e nos dias posteriores;
- visibilidade da marca na mídia e impactos de longo prazo.
Lembre-se de que a etapa de mensurar resultados de eventos só acontece quando o evento em questão chega ao fim. No entanto, como vimos, o planejamento acontece já no início da organização, antes mesmo de começarmos a divulgar um evento.
Agora, vamos conferir de perto mais detalhes sobre 4 métricas importantes.
1. Taxa de conversão
A relação é simples:
- número de inscrições (ou ingressos vendidos) x número de participantes no dia do evento
Se há uma diferença muito grande entre os dois, vale avaliar algumas questões.
- O local do evento é de difícil acesso? Ele é atraente para o público-alvo?
- O dia e o horário são adequados?
- Houve alguma mudança de última hora que pode ter prejudicado os convidados?
- O valor do ingresso corresponde à realidade dos participantes?
Além disso, você ainda pode analisar a relação entre o número de acessos ao site e o número de ingressos comprados. Outra alternativa é aproveitar para calcular o custo de cada convidado ao dividir o valor total dos custos pelo número total de participantes.
2. ROI
Uma das principais métricas de qualquer estratégia, o ROI (Retorno sobre Investimento) permite saber a lucratividade do evento. A conta é simples, mas muito importante: subtraia o custo (total investido) da receita (total arrecadado), divida pelo custo e multiplique o resultado por 100.
O valor final é expresso em porcentagem e representa o retorno obtido. Um exemplo: se o ROI foi de 100%, significa que, a cada R$1,00 investido, a empresa teve R$1,00 de lucro.
3. Feedback do evento
Seja de clientes novos ou antigos, seja de empresas parceiras ou da mídia: cada feedback recebido vale ouro! E não precisa ser incômodo para os participantes nem trabalhoso para a sua empresa. Com o indicador NPS (Net Promoter Score), por exemplo, é possível usar uma simples pergunta para saber se os participantes recomendariam o evento ou retornariam no próximo.
Além disso, dá para saber qual foi o principal objetivo desses convidados (comprar, fazer networking, conhecer o mercado etc.) e trabalhar em cima disso no próximo evento. Útil, não é mesmo?
4. Engajamento em redes sociais
O mundo está se digitalizando rapidamente e, hoje em dia, é raro conhecer pessoas que não usam, pelo menos, uma rede social. Por isso, Twitter, Instagram e Facebook são ferramentas poderosas tanto para avaliar o número de interações (com o uso de hashtags, curtidas e compartilhamentos, por exemplo) quanto para gerar tráfego para o site da empresa.
Por fim, também pode ser interessante avaliar o esforço de patrocinadores e demais empresas parceiras na divulgação do evento e usar a tecnologia como aliada.
Os impactos de trabalhar os resultados de um evento
No início deste artigo, vimos três benefícios que se relacionam entre si e que, em geral, já demonstram o impacto positivo de mensurar resultados de eventos:
- estruturar feedbacks;
- fazer alterações para as próximas edições;
- melhorar a performance dos eventos.
E por que a mensuração impacta ações e resultados futuros? Simples: porque a análise permite corrigir falhas e ampliar resultados. Vamos acompanhar alguns exemplos:
- se você e a equipe decidiram monitorar o número de acessos ao site ou ao blog da empresa na data do evento e, nos dias posteriores, perceberam que esses acessos geraram conversões, da próxima vez é possível desenvolver uma estratégia voltada ao site institucional que amplie ainda mais os resultados;
- se, por meio do NPS, vocês perceberam que a maioria dos participantes têm um objetivo em comum, é possível usar isso na próxima divulgação para atrair ainda mais pessoas;
- se a parceria com fornecedores ou patrocinadores deixou a desejar por mais de um ano consecutivo, é hora de reavaliar a relação.
Percebe como há inúmeras maneiras de mensurar resultados de eventos? Em geral, a análise de métricas está ligada ao sucesso das ações de marketing e à otimização de tempo e de recursos. Agora você já sabe: se quer crescer na empresa, produzir mais com menos, engajar a equipe e gerar resultados, considere aplicar as dicas apresentadas aqui.
Então, gostou deste artigo? Com certeza o que vimos acima vai ajudar a melhorar ainda mais suas estratégias. Para continuar acompanhando nossos conteúdos, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter!