Você sabe o que é e como fazer um webinar? Recentemente, esse termo ficou ainda mais conhecido — em especial, entre empresários e gestores de marketing. Não é à toa: entre diversas ferramentas disponíveis, essa é uma das mais acessíveis e práticas para marcas que desejam estreitar o seu relacionamento com o público, além de se mostrar especialista em um determinado assunto.
Outro diferencial que não deve passar em branco é que o webinar pode ser produzido por qualquer pessoa e de qualquer lugar. Ou seja, é um excelente recurso para gerar conteúdo, sobretudo durante o período de isolamento social.
Contudo, antes de “colocar a mão na massa”, é preciso entender melhor a tendência: o que ela é, como funciona e como colocá-la em prática de maneira eficaz. É o que ensinamos neste post. Abaixo, você encontrará dicas para vencer esse desafio com tranquilidade. Boa leitura!
O que é e como funciona um webinar
É bem provável que você já tenha visto um webinar. Quem sabe, até participado dele. No universo digital, esse formato de conteúdo pode aparecer com diferentes nomes, como transmissão e palestra on-line.
Independentemente do termo usado, podemos dizer que tal recurso nada mais é do que uma estratégia para transmitir conteúdos, em tempo real.
Um ponto interessante é que, com o avanço da tecnologia, qualquer indivíduo é capaz de fazer um webinar. Basta ter em mãos uma câmera de qualidade e acesso às redes sociais ou às plataformas especializadas.
Contudo, quando se trata de uma empresa de renome no mercado, é preciso um certo planejamento para que essa produção consiga, de fato, encantar os usuários e render bons resultados para as suas ações de marketing digital.
Quais são as suas vantagens
Depois de entender o que é webinar, chega o momento de conhecer as vantagens que ele proporciona. Quando falamos sobre transmissões ao vivo, o primeiro e mais notório benefício é, sem dúvida, a interação com a audiência.
Para tanto, você precisará conhecer muito bem o seu público e, em seguida, traçar quais são as necessidades e dores dele no momento. Somente com essas informações será possível identificar uma pauta de webinar, personalizar o conteúdo e lançá-lo em tempo real.
Durante a transmissão, há possibilidade de realizar uma boa troca de ideias, abrir uma caixa de perguntas para possíveis dúvidas e, com isso, se tornar uma grande referência em determinado assunto.
Mas para conquistar bons resultados, é fundamental entregar um conteúdo valioso. De nada adianta apenas abrir a câmera e falar frases desconexas ou bater um papo com os seguidores.
Você, como marca, precisa ir além e promover uma interação verdadeira. É preciso estar sempre disposto a sanar dúvidas e a ajudar os usuários a encontrar boas soluções em momentos de indecisão.
Em resumo, podemos dizer que o webinar, quando produzido do modo certo, consegue proporcionar os seguintes retornos:
- alto engajamento nas redes sociais;
- possibilidade de melhorar seu marketing de relacionamento;
- ideal para conhecer a fundo o público-alvo;
- oportunidade para que a marca se torne referência no setor;
- aumento da visibilidade;
- destaque entre a concorrência.
Quais ferramentas usar
Há quem não imagine, mas existem diversas ferramentas acessíveis para quem deseja fazer um webinar fantástico.
No Brasil, por exemplo, as redes sociais costumam estar no topo do ranking, como Instagram, Google Hangouts e YouTube — sempre em liderança.
Caso o seu negócio tenha um perfil em um desses canais, basta combinar um horário com os seguidores e ficar ao vivo para a transmissão.
Entretanto, há alguns pontos negativos ao usá-las. O principal é que você não terá muitos recursos para tornar o webinar atrativo e dinâmico.
O lado bom é que essa ação é 100% gratuita e ajudará a sua marca a se solidificar na rede social, além de aproveitar os seguidores existentes para alcançar uma audiência maior.
E ainda tem mais…
Se o objetivo é passar uma impressão mais profissional ao público, considere fazer uso de recursos pagos. Nas últimas semanas, ferramentas como Zoom e WebinarJam têm feito bastante sucesso entre gestores e especialistas.
Inclusive, na última opção, você poderá realizar vendas durante a live, sendo uma excelente alternativa para negócios que atuam com o varejo ou a oferta de serviços específicos. Pense nisso!
Como fazer um webinar de sucesso
Gostou da ideia, mas ainda não sabe como montar um webinar que renda bons frutos? Para tanto, existem algumas dicas que devem ser seguidas à risca.
Nessa fase, é interessante delegar tarefas para que todos do time estejam alinhados com o acontecimento e acompanhem os resultados. Anote!
Escolha bem o tema
Pode até parecer simples, mas não se engane: a escolha do tema é o primeiro detalhe a ser pensado durante o planejamento do webinar.
Como falamos, é preciso definir uma pauta muito bem estruturada, que seja interessante para a sua audiência e, principalmente, consiga ajudá-la a solucionar uma dúvida ou um problema.
Uma dica é realizar pesquisas de palavras-chave para identificar os temas que estão em alta no seu setor. Também é interessante criar enquetes nas redes sociais para conhecer os assuntos que os seus seguidores mais estão ansiosos para acompanhar.
Defina uma data
Escolher uma data também é fundamental. Ao contrário de outros conteúdos, o webinar funciona como uma espécie de palestra, só que on-line.
Identifique bem a data em que a transmissão acontecerá. Fique de olho para não agendá-la em vésperas de feriados ou sextas-feiras após o expediente, ocasiões em que as pessoas querem apenas descansar.
Faça a divulgação
Com tudo pronto, você já está preparado para fazer a divulgação do evento. Essa etapa pode ser realizada por diferentes meios de comunicação, como uma landing page em seu site institucional.
Se preferir um caminho mais simples, vale criar um fluxo de e-mail marketing e encaminhar a notícia aos leads e clientes.
Aproveite para divulgar o conteúdo nos seus posts de blog institucional e nas redes sociais.
Com essas recomendações, esperamos que tenha ficado fácil aprender como fazer um webinar e conseguir se destacar, mesmo em tempos de crise.
Já que falamos em redes sociais, não deixe de nos acompanhar nas nossas. Por lá, você terá acesso a vários conteúdos interessantes como este. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!