Embora não seja comum em todas as empresas, organizações de variados portes e segmentos podem implementar um código de conduta. A ferramenta é positiva para guiar o comportamento do público interno e externo de acordo com os valores e princípios éticos da companhia.
Os resultados dessa estratégia influenciam o clima organizacional, a imagem institucional, entre outros benefícios que veremos no decorrer deste texto.
Quer saber mais sobre código de conduta? Então, continue a leitura e entenda a importância dele e como estruturá-lo!
Afinal, o que é código de conduta?
Código de conduta, ou código de ética, é um conjunto de normas e deveres que guiam o comportamento de todos os públicos da empresa. Ou seja, ele indica boas práticas para colaboradores, clientes, fornecedores etc.
O documento pode conter orientações sobre o respeito ao meio ambiente, normas de anticorrupção, repúdio ao trabalho infantil, entre outros temas extremamente importantes para a rotina da instituição e para o seu papel na sociedade.
A estratégia costuma ser mais aplicada em multinacionais e grandes empresas, que se relacionam com grupos diversos, porém ela também pode ser útil para negócios de variados portes.
Contudo, para ter bons resultados, o código de conduta precisa ser feito de forma adequada, baseando-se nos valores e princípios da companhia. Além disso, ele deve fazer parte da cultura organizacional e ter uma boa divulgação para que todos os envolvidos tenham conhecimento sobre ele.
Qual a importância de um código de conduta?
Quando bem aplicado, o código de conduta se torna uma ferramenta significativa. Ele pode contribuir, por exemplo, com o clima no ambiente de trabalho ao reforçar o respeito pelos outros indivíduos e indicar o comportamento ético esperado dentro e fora da empresa. A seguir, falaremos mais sobre isso. Confira!
Fortalecimento da imagem institucional
Um dos principais benefícios em estruturar um código de conduta é demonstrar que a companhia valoriza princípios como:
- preocupação com o meio ambiente;
- diversidade;
- inclusão social;
- igualdade de gênero.
A atitude ainda indica que a organização estimula atuações éticas de todos os seus públicos, sejam eles colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores etc.
Esse processo contribui para a reputação e a imagem institucional, o que gera uma vantagem competitiva e pode influenciar, entre outros fatores, avisibilidade da marca e a atração e retenção de talentos.
Padronização de condutas no ambiente de trabalho
O documento também é uma ferramenta essencial para direcionar a atuação dos públicos da organização, evitar conflitos e problemas de confidencialidade, entre outras situações.
Sua aplicação pode contribuir, por exemplo, com a redução de comportamentos impróprios como bullying entre colegas de trabalho, assédio sexual e moral, atitudes preconceituosas, entre outros.
Além disso, o código de conduta apresenta um conjunto de normas que devem ser aplicadas pelos colaboradores no exercício de suas funções e do fazer negócios em nome da empresa, o que inclui proteção de dados e normas para combater suborno e corrupção.
Direcionamento para conduta em eventos e ações externas
Outro ponto significativo é que o código de conduta direciona a atuação de participantes e fornecedores duranteeventos corporativos e outras atividades externas, que podem envolver comunidade, órgãos governamentais, imprensa, entre outros públicos.
Já pensou planejar o encontro com todo o cuidado e ver o sucesso da data ir por água abaixo devido ao comportamento impróprio de determinados profissionais oufornecedores? Ao ter um código de conduta bem estruturado e divulgá-lo para todos os envolvidos, você evita episódios negativos que podem impactar na experiência dos convidados e, especialmente, na imagem da empresa.
Como construir um código de conduta?
Agora que você já entendeu sobre a importância e os benefícios do código de conduta, chegou o momento de descobrir como implementá-lo!
Monte um comitê
Um dos primeiros passos para estruturar o código de conduta édelegar tarefas. Afinal, o processo deve ser feito com o apoio de funcionários de áreas variadas para que englobe toda a companhia.
Esse comitê ficará responsável por fazer um diagnóstico da empresa e indicar questões éticas e de conduta pertinentes à realidade da organização. Contudo, o trabalho não termina após a criação do código, uma vez que é necessário indicar um ou mais profissionais que ficarão responsáveis por acompanhar a aplicação dele e esclarecer dúvidas que possam surgir durante esse processo.
Defina a estrutura do código de conduta
O documento deve abordar diversos temas de acordo com as características do negócio. Além disso, é fundamental que ele seja elaborado em uma linguagem objetiva e de fácil compreensão a fim de ser bem recebido por todos os públicos, independentemente do nível hierárquico.
Alguns temas para incluir no código de conduta são:
- conflito de interesse;
- confidencialidade;
- assédio moral e sexual;
- discriminação;
- diversidade;
- relacionamento com público externo;
- saúde e segurança.
Cada tópico deve apresentar uma breve descrição sobre o assunto e o comportamento esperado. Ao falar sobre conflito de interesse, por exemplo, muitas empresas orientam seus colaboradores para que não recebam presentes ou cortesias de fornecedores e terceiros, pois a atitude pode influenciar na imparcialidade do profissional.
Outro ponto importante é que o documento deve indicar os procedimentos para formalizar desvios de conduta e as ações disciplinares que podem ser aplicadas caso a situação seja confirmada. As penalidades podem incluir possibilidade de demissão, procedimentos legais ou sanções criminais.
Realize uma boa divulgação
Para ter sucesso com o código de conduta, é fundamental que ele seja divulgado corretamente. Além de compartilhá-lo com o público interno, é necessário que clientes, fornecedores, comunidade, entre outros públicos, tenham conhecimento dele. Diante disso, é comum que as companhias disponibilizem esse documento no site.
A divulgação entre os colaboradores deve ser feita no momento da admissão. Mas também é possível investir em ações de comunicação para reforçar as boas práticas de conduta entre aequipe. Isso pode ser feito com ações de endomarketing, informações na intranet ou jornal mural, entre outras ações.
A criação e a implementação de um código de conduta pode agregar diversos benefícios. Ao orientar o comportamento do público interno e externo nas mais variadas situações, a empresa demonstra sua preocupação com princípios éticos e evita ocorrências negativas que podem impactar sua imagem e seus resultados.
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