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  • 28 de dezembro de 2020

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Você sabe como cobrar por eventos on-line? Confira!

http://eventoscostao.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/12/cobrar-por-evento-online-1024x683.jpeg 1024 683 Costão Costão http://2.gravatar.com/avatar/20625853c326b511111cbfd4df9b9d62?s=96&d=mm&r=g 28 de dezembro de 2020 28 de dezembro de 2020

Nos últimos tempos, os eventos virtuais se tornaram a principal opção para manter o contato com o público. Como há diversos custos envolvidos, é normal que os organizadores precisem cobrar por evento on-line, não é mesmo?

Contudo, a precificação não deve ser feita na base do achismo. É necessário considerar toda a infraestrutura envolvida, bem como a margem de lucro, para estabelecer um preço de ingresso realista e que seja adequado ao perfil do público e do evento.

Neste texto, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Continue a leitura e entenda como cobrar por eventos on-line!

Por que fazer um evento on-line?

Devido à pandemia de COVID-19, os eventos on-line se tornaram uma das principais alternativas para entretenimento, estudo e socialização. A apresentação é transmitida em tempo real e o público pode assistir do conforto e segurança de sua casa.

A estratégia é positiva para eventos de variados portes e segmentos. Contudo, é fundamental fazer um bom planejamento para que a mudança do ambiente físico para o virtual não comprometa a qualidade do evento e o interesse do público.

Algumas vantagens desse estilo de evento são:

  • flexibilidade — é possível organizar congressos, workshops, treinamentos, shows, entre outros formatos;
  • alcance — como o encontro é transmitido pela rede, pessoas de diversas regiões podem acessá-lo;
  • organização — o evento on-line tem uma estrutura menor, o que contribui para a realização e para o orçamento.

Tipos de eventos on-line

Quando se fala em eventos on-line, muitas pessoas logo lembram das lives de artistas famosos. Esse formato ganhou destaque nos últimos meses e despertou o interesse do público e das empresas. Uma das vantagens é em relação à divulgação e marketing — muitas companhias patrocinam lives para manter o contato com o público e aumentar a visibilidade da marca.

Entretanto, ainda há outros tipos de eventos on-line, tais como convenções de vendas e treinamentos, que são alternativas para que as empresas mantenham o relacionamento com os colaboradores e a qualidade no trabalho.

Além disso, o formato é útil para transmitir conhecimento dos mais variados assuntos em webinars, congressos e workshops. Ou seja, as opções são diversas!

Como calcular o custo desse evento?

A estrutura de um evento on-line é menor que um encontro presencial. Sendo assim, não haverá despesas com locação de grandes espaços, limpeza, segurança e alimentação, por exemplo. Entretanto, ainda há diversos custos envolvidos.

Para não ficar no prejuízo, você deve buscar por patrocinadores ou cobrar por evento on-line. Nesse segundo caso, é importante avaliar uma série de fatores para estabelecer um ingresso com preço justo. A seguir, separamos alguns itens para considerar nesse processo.

Espaço

Eventos virtuais não necessitam de grandes espaços, mas, dependendo do formato, ter uma locação diferenciada será significativo para aumentar a qualidade e o profissionalismo do evento. Dessa forma, você terá acesso à infraestrutura como mobiliário, iluminação, som, telão etc.

Conexão com a internet

Não dá pra fazer um evento on-line sem conexão com a internet, não é mesmo? Portanto, esse item precisa estar incluído no orçamento para definir quanto cobrar pelo evento. Um bom sinal de internet é essencial para a transmissão ao vivo, assim você reduz falhas e queda na conexão.

Transmissão ao vivo

Além de planejar uma boa programação para o evento, é fundamental pensar na forma de transmitir o conteúdo. Tal fato pode ser feito apenas com um smartphone, ou computador, microfone e um bom sinal de internet. Entretanto, ter equipamentos adequados para gravar o seu evento garantirá uma boa qualidade de áudio e imagem.

Se houver atividades simultâneas na data, é recomendado investir em uma estrutura maior. Nesse caso, você pode contratar fornecedores para realizar a captação e a transmissão, o que pode incluir mais de uma câmera para realizar cortes ao vivo e mostrar todos os detalhes do evento ao público.

Plataforma para transmissão do evento

É possível transmitir o evento em plataformas gratuitas ou pagas. Avalie as características do encontro e a quantidade de participantes para identificar qual é a melhor.

Plataformas gratuitas, como o YouTube Live, permitem compartilhamento de tela e interação com o público por meio de chat e comentários. Por outro lado, com as ferramentas pagas ainda é possível fazer testes antes do evento, acompanhar o desempenho dele, entre outras comodidades.

Divulgação e vendas

Ao realizar um evento virtual pago, também é importante planejar a divulgação dele, a venda de ingressos e a comunicação com o público. Todas essas ações têm custos que devem ser contabilizados ao cobrar por evento on-line.

Estabelecer uma boa campanha de marketing, com anúncios, sites, atualização em redes sociais, entre outras estratégias, será imprescindível para atrair o público e realizar o evento sem ficar no prejuízo. Outra etapa é a escolha de uma plataforma segura para a venda dos ingressos.

Margem de lucro

Por fim, você deve definir a margem de lucro. Não há uma porcentagem fixa para isso, mas ela deve ser realista e estar alinhada com os objetivos e com o perfil do evento. Se você extrapolar a margem de lucro, o preço final do ingresso ficará muito alto e isso pode afastar as pessoas.

Como definir o preço do ingresso?

Depois de levantar todos os custos envolvidos, a dica para saber quanto cobrar por eventos on-line é estimar a quantidade mínima de público, dividir pelo orçamento total do evento e acrescentar a margem de lucro. Dessa forma, você terá um valor aproximado para cobrir as despesas e obter ganhos.

Além disso, procure fazer uma pesquisa de mercado para analisar o valor dos ingressos em eventos da mesma categoria que o seu e estabeleça um valor compatível ao perfil do público (considerando a faixa etária, renda, hábitos etc) e aos diferenciais de seu evento.

Essas são as principais dicas sobre como cobrar por evento on-line. Você não deve ter medo de definir um valor para o ingresso, afinal, há diversos custos envolvidos para que o encontro ofereça qualidade no conteúdo e uma boa experiência aos participantes.

Precisa de mais dicas? Então, confira o nosso próximo post e veja como otimizar o budget de seus eventos!

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